Farmácia Estética: saiba como potencializar seus tratamentos de emagrecimento com a Fisiologia do Exercício
A busca por tratamentos que diminuam gordura localizada, flancos e que melhorem o aspecto da pele é algo antigo! Porém, o emagrecimento saudável é uma tendência no mercado estético e pode ser uma oportunidade para pós-graduados em Farmácia Estética aumentarem o faturamento de suas clínicas ou consultórios.
O emagrecimento saudável na Saúde Estética e Integrativa, foi tema do 3º Ciclo de Palestras Nepuga 2021 e trouxe como um complemento para os protocolos estéticos de emagrecimento, a teoria da fisiologia do exercício.
Quer saber como você, farmacêutico esteta, pode aumentar o seu faturamento, otimizar e potencializar os resultados dos tratamentos, com a fisiologia do exercício aplicada ao emagrecimento? Então, leia esse artigo até o final.
Índice
Fisiologia do exercício: o que é e como aplicar aos seus tratamentos
O professor Gilberto Martinez, educador físico e especialista em Fisiologia do Exercício, falou sobre essa técnica durante o 3º Ciclo de Palestras Nepuga 2021. De acordo com o fisiologista, o exercício precisa estar alinhado aos protocolos de tratamentos estéticos para trazer resultados.
“Como potencializar o emagrecimento é uma pergunta que todos querem saber. E uma vez que a fisiologia do exercício é uma realidade dos profissionais estetas, é interessante que adotem essas técnicas como ferramentas de trabalho, para terem mais eficiência. Assim, com a fisiologia do exercício, o profissional tem um parâmetro para prescrever o protocolo mais correto e personalizado”, explicou o professor Gilberto.
Como a fisiologia estuda a parte biológica do indivíduo, por meio dela, o especialista em Farmácia Estética poderá ter mais conhecimento sobre o seu paciente e verificar os tratamentos que mais se adequam ao perfil.
Segundo Gilberto Martinez, apenas prescrever tratamentos estéticos e exercícios, sem conhecer mais a fundo a fisiologia do paciente, seus pontos positivos e diferenciais, não trarão resultados eficientes, pois cada organismo tem a sua particularidade.
Isso significa que, se o farmacêutico esteta utilizar ferramentas da fisiologia, ao aplicar um produto ou tratamento no paciente, saberá como o corpo irá responder, podendo ter mais eficiência nos protocolos combinados de procedimentos e, nos resultados.
Essas ferramentas são formas de mensurar, analisar o organismo do paciente e acompanhar suas evoluções. Podemos citar algumas:
- Perfil genético: que irá avaliar os genes do paciente, identificando como cada molécula age no corpo e quais os melhores procedimentos para o indivíduo;
- Termografia: permite identificar inflamações no corpo, como o paciente está (o sono, o metabolismo, a sua imunidade);
- Exame metabólico: por meio dele, é possível observar o organismo como um todo e possíveis desregulações.
E, não é só isso. O emagrecimento saudável visa também a participação do paciente, para que os tratamentos tenham seus efeitos potencializados. Por isso, o professor reforçou a importância da combinação entre estética e exercício.
Como se beneficiar com a fisiologia do exercício
Ao utilizar as ferramentas da fisiologia nos seus atendimentos, os farmacêuticos estetas estarão olhando o paciente como um todo, de modo integrativo, o que permitirá que prescreva e oriente-o a realizar outros procedimentos, aumentando assim, a sua receita.
Separamos aqui algumas oportunidades que a fisiologia do exercício traz para os especialistas em Farmácia Estética e que foram debatidas no 3º Ciclo de Palestras Nepuga.
Combinação de protocolos
Poderá prescrever um conjunto de tratamentos, para trazer mais resultados. Assim, tem a possibilidade de oferecer pacotes para o seu paciente, aumentando o seu faturamento.
Destaque e inovação no mercado
A tendência na área estética é de formar profissionais cada vez mais integrativos, isto é, que realizem procedimentos que trabalharão o corpo como um todo. Nesse cenário, a harmonização corporal é um destaque. Isso porque, com essa especialização, farmacêuticos estetas têm uma visão ampla do paciente, prescrevendo tratamentos que trarão benefícios e harmonia ao corpo.
Parcerias e atendimento multidisciplinar
Se para ter mais resultados é preciso da participação do paciente, uma opção é que o farmacêutico esteta oriente seu paciente a procurar outros profissionais. Essa é uma oportunidade para você conseguir parcerias e até, oferecer um atendimento multidisciplinar, dentro da sua própria clínica ou consultório.
E ai, você já conhecia a fisiologia do exercício? Já imaginou que essa área pudesse ser vantajosa para especialistas em Farmácia Estética? Deixe aqui o seu comentário sobre essa metodologia e as ferramentas que mais te interessou.
Deixe um comentário