Farmácia Estética: cursos livres são válidos como especialização?

Sabemos que o currículo conta muito na hora de se apresentar ao mercado da Farmácia Estética, uma vez que a formação acadêmica é fator essencial para seu reconhecimento como profissional. Entretanto, há inúmeras formas de se capacitar profissionalmente para atuar no mercado da Saúde Estética. Além da possibilidade da pós-graduação em Farmácia Estética, existem também […]
farmácia estética

Sabemos que o currículo conta muito na hora de se apresentar ao mercado da Farmácia Estética, uma vez que a formação acadêmica é fator essencial para seu reconhecimento como profissional.

Entretanto, há inúmeras formas de se capacitar profissionalmente para atuar no mercado da Saúde Estética. Além da possibilidade da pós-graduação em Farmácia Estética, existem também inúmeros cursos livres para se capacitar no mercado de acordo com a área escolhida. 

Mas além de estudar, o que muitos farmacêuticos querem é o título de especialista na área, não é mesmo? Sabemos que a pós-graduação garante a tal titularidade, claro, após registro no Conselho de Farmácia, mas e os cursos livres? Neste artigo você vai entender sobre as diferenças e se ambos têm o mesmo peso. 

Cursos livres valem como especialização?

Os cursos livres não são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), apenas a IES que oferece o curso pode ser. Entretanto, de acordo com a Resolução Nº 674/19, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) reconhece os cursos livres como formação complementar para os farmacêuticos, e os fiscaliza e impõe padrões mínimos de qualidade para essa formação. 

No entanto, esses cursos são direcionados para proporcionar capacitação profissional em determinadas áreas específicas da Farmácia Estética. Além disso, existe uma quantidade de cargas horárias mínimas para se enquadrar em especialização, veja:

  • Nível Extensão: 30h a 179h
  • Nível Aperfeiçoamento: 180h a 359h
  • Nível Especialização: acima de 360h

Para que o farmacêutico tenha título de especialista através da conclusão de um curso livre, é necessário que o curso se enquadre nos padrões exigidos pelo CFF e cumpra a quantidade de horas acima divididas em práticas (40%) e teorias (60%). Após comprovado as informações acima, o farmacêutico pode solicitar o registro de especialista no Conselho Regional de Farmácia. 

Curso de Extensão em Ozonioterapia

Um exemplo é o Curso de Extensão Universitária em Ozonioterapia, que além de ser voltado para graduandos a partir do sétimo semestre, também pode ser cursado por farmacêuticos já formados e, ainda, pode garantir o título de especialista em Ozonioterapia. 

Isso porque a carga horária do curso é de 200h, distribuídas entre 60% teórico e 40% online, de acordo com a Resolução CFF nº 674/19 e as Resoluções CFF nº 685/20695/20

Por que optar pela pós-graduação em Farmácia Estética?

Mas para garantir seu título de especialista e atuar com segurança e autoridade em todo o rol de serviços que um farmacêutico esteta pode oferecer, a realização de uma Pós-Graduação em Farmácia Estética é o mais indicado. Com mais de 400 horas de carga horária oferecidas, será possível aprender tudo o que precisa para atuar no mercado de trabalho da Saúde Estética.

Além disso, o farmacêutico que optar por realizar cursos livres no lugar de uma pós, terá muito trabalho pela frente para garantir todo conhecimento que ele iria adquirir integralmente numa pós-graduação. 

A pós-graduação traz tudo o que você precisa para atuar com segurança em qualquer procedimento estético, além de, claro, conceder o título de especialista em Farmácia Estética e se habilitar corretamente perante o Conselho de Farmácia.

Veja os conteúdos programáticos de uma pós-graduação em Farmácia Estética:

– Semiologia e Avaliação Estética Facial, Corporal, Capilar e Bioética 

– Ozonioterapia na Estética e Terapias Integrativas 

– Eletroterapia 

– Anatomofisiologia Humana Aplicada a Estética e Alterações Dermatológicas e Biossegurança

– Farmacologia Aplicada 

– Mesoterapia/Intradermoterapia injetável e pressurizada corporal, facial, capilar, submentoniana e Intramuscular

– Procedimentos Injetáveis Estéticos I – PEIM, carboxiterapia , microagulhamento, hidrolipoclasia PRP e PRF

– Cosmetologia na Farmácia Estética 

– Peelings mecânicos, químicos e enzimáticos (superficiais e médios) 

– Envelhecimento Facial, Corporal e Nutrição 

– Laserterapia 

– Procedimentos Injetáveis II – Harmonização Facial (PugaCode® – Básico) • 

– Complicações Estéticas 

– Tricologia e Associação de Protocolos Clínicos Supervisionado

– Ambulatório Clínico 

– Atividades Práticas Complementares

Diferenciais no mercado de trabalho

A pós-graduação oferece todo conteúdo teórico e prático que você vai precisar para atuar no mercado da Estética com segurança. Além disso, poupará seu tempo de ir buscar curso por curso para potencializar seu rol de serviços oferecidos em sua clínica ou consultório e atrasar seu.

Conseguiu compreender sobre as diferenças entre cursos livres e uma pós-graduação em Farmácia Estética? Deixe seu comentário ou dúvidas aqui em baixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2012-2021. Portal da Farmácia Estética.