Farmácia Estética: por que evitar a pós EAD?

Há algum tempo, farmacêuticos têm procurado nosso blog para contar (e denunciar!) suas experiências com a pós EAD em Farmácia Estética.
farmácia estética

Há algum tempo, farmacêuticos têm procurado nosso blog para contar (e denunciar!) suas experiências com a pós EAD em Farmácia Estética. Os depoimentos sempre trazem o mesmo final: frustração, decepção, além de encarar a realidade de que gastaram dinheiro à toa. 

Os profissionais da saúde que passaram por essa situação – não só farmacêuticos, mas enfermeiros, biomédicos, entre outros – relatam que a sensação é de retornar à estaca zero quando finalizam a especialização em Farmácia Estética EAD. Isso porque, os conselhos rejeitam o certificado por não contar com aulas práticas necessárias, impossibilitando a atuação.

Segundo a Resolução Nº 615/2015, para ser habilitado pelo Conselho Regional de Farmácia do seu estado é necessário ser egresso do programa de pós-graduação ou curso livre. Além disso, a IES (Instituição de Ensino Superior) responsável por emitir o certificado e ministrar o curso precisa ser credenciada ao MEC. 

Mas mesmo cumprindo o que a resolução pede, pode acontecer do CRF não habilitar o profissional esteta. Sabemos que o sentimento é de que foram enganados, porém é bem explícito – e até óbvio – que realizar uma vivência clínica na pós-graduação é fundamental para preparar o farmacêutico esteta para o mercado. 

Por isso, neste artigo trouxemos uma série de fatores que farão você entender porque deve evitar a pós EAD em Farmácia Estética. Inclusive, você verá uma lista das disciplinas práticas obrigatórias de uma pós-graduação correta. Então leia esse texto até o final! 😉

Entenda porque evitar a Pós EAD em Farmácia Estética

O nosso objetivo como meio de informação acerca do universo da Farmácia Estética é garantir que você tenha o melhor aproveitamento que a área possa te oferecer. Mas para isso, precisamos alertar sobre os riscos de optar por uma pós EAD, que pode até te fornecer conhecimentos básicos, mas não te prepara adequadamente para atuar no mercado de trabalho e não te dá segurança para realizar os procedimentos práticos.

Aula prática é extremamente importante na Farmácia Estética

Em qualquer formação é essencial “colocar a mão na massa”, ou seja, colocar em prática o que você aprendeu na teoria. E isso vale, principalmente, para os profissionais da saúde, que lidam diretamente com pessoas e com a saúde delas. 

No caso dos Farmacêuticos Estetas, além da saúde, vocês lidarão com o bem-estar e autoestima de uma pessoa, e neste setor as falhas são inaceitáveis. Inclusive, uma falha pode custar toda a sua carreira e, depois disso, não há como recuperar sua credibilidade no mercado.

Por isso, treinar os procedimentos estéticos nas aulas práticas numa pós-graduação fará toda a diferença na sua atuação profissional, te dando segurança em cada aplicação e passando confiança para seus pacientes. 

Empregadores estão atentos ao seu certificado

Seu certificado não só comprova a sua capacitação, mas também tem um peso diante dos empregadores. Nele consta o nome da IES onde você cursou sua Pós-graduação em Farmácia Estética.

E como um gestor preocupado, uma forma de garantir o melhor atendimento e uma alta performance nos procedimentos estéticos que sua clínica irá oferecer para seus pacientes, ele vai consultar seu certificado e, consequentemente, avaliar onde você realizou sua especialização. 

Ao notar que sua pós foi realizada em uma IES que oferece especialização EAD, isso não será visto com bons olhos. Isso porque, como alguém de dentro do mercado da Saúde Estética, ele já sabe que as aulas práticas e uma pós-graduação com vivência clínica fazem toda a diferença na atuação do profissional. 

Dessa maneira, pense bem antes de optar pelo que parece mais confortável e viável para seus estudos, pois mesmo que momentaneamente, uma hora pode te prejudicar futuramente.  

Você sai ‘cru’ para o mercado de trabalho

Pode parecer engraçado, mas essa é a melhor metáfora para expressar como o profissional sai para o mercado de trabalho após realizar uma pós-graduação EAD. Você não foi preparado suficientemente para começar a atuar com a Farmácia Estética e realizar procedimentos injetáveis em alguém, por exemplo.

Além de você não ter segurança para realizá-los, não passará confiança para seus pacientes. Afinal, eles sabem quando um profissional esteta é realmente bom no que faz só pelo jeito de pegar na agulha.

Risco de queimar a área por falta de qualificação

Depois de todo o exposto, percebe quão prejudicial, tanto para o profissional quanto para o paciente, é entrar no mercado de trabalho despreparado? Sem realizar as aulas práticas necessárias e presentes em uma pós-graduação presencial e híbrida? Todos os resultados dos seus procedimentos estéticos refletem na área em que atua. 

Mas além disso, ao ver um profissional pós-graduado pelo Ensino à Distância atuando com a Farmácia Estética, a credibilidade de todo o mercado cai e colocamos à risca a qualificação de todos os profissionais estetas. Sabe por quê?

Para qualquer profissional da saúde, o treinamento prático é de suma importância, como dito acima. Não é apenas um diferencial, mas sim uma obrigatoriedade. E ao ver que o profissional se formou via EAD, não teve vivências clínicas na formação e está atuando no mercado, estimula um pensamento de que qualquer um pode trabalhar com Saúde Estética e todos os outros profissionais estetas especializados devidamente saem prejudicados. 

Disciplinas práticas essenciais da Pós em Farmácia Estética

As disciplinas obrigatórias de uma pós-graduação em Farmácia Estética que capacita um profissional esteta, você pode consultar nas resoluções do Conselho Regional de Farmácia do seu estado.

Mas aqui vamos deixar aquelas que são essenciais para a sua especialização e quantos dias de prática cada uma necessita.

  • Semiologia e Avaliação Estética Facial, Corporal, Capilar e Bioética: 1 dia de prática
  • Cosmetologia: 1 dia de prática
  • Peelings mecânicos, químicos e enzimáticos: 1 dia de prática
  • Farmacologia Aplicada à Biologia Estética: 1 dia de prática
  • Mesoterapia/Intradermoterapia injetável e pressurizada corporal, facial, capilar, submentoniana e intramuscular: 1 dia de prática
  • Procedimentos injetáveis PEIM, carboxiterapia, microagulhamento, hidrolipoclasia, PRP e PRF, toxina botulínica, preenchimento facial, fios de sustentação: 2 dias de prática
  • Eletroterapia: 1 dia de prática
  • Laserterapia: 1 dia de prática
  • Tricologia e associação de protocolos clínicos: 1 dia de prática
  • Ambulatório Clínico: 2 dias de prática

Já sabia de tudo isso e o quanto é prejudicial optar por uma pós-graduação que não oferece as aulas práticas? Faça como outros farmacêuticos, deixe sua experiência aqui nos comentários. Vamos ler e sanar suas dúvidas! 😉 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2012-2021. Portal da Farmácia Estética.