O que o farmacêutico pode fazer na área de estética?
Muitos farmacêuticos enfrentam diversos problemas em suas áreas de atuação, a desmotivação profissional por possuírem um plano de carreira limitado, turnos exaustivos em balcões de atendimento, escalas e horários que não favorecem suas vidas pessoais, tudo isso contribui para que cada vez mais esses profissionais queiram mudar de área. Com essa necessidade crescendo no […]
Muitos farmacêuticos enfrentam diversos problemas em suas áreas de atuação, a desmotivação profissional por possuírem um plano de carreira limitado, turnos exaustivos em balcões de atendimento, escalas e horários que não favorecem suas vidas pessoais, tudo isso contribui para que cada vez mais esses profissionais queiram mudar de área. Com essa necessidade crescendo no setor, e o mercado de estética aquecido, a área da Farmácia Estética chega como o último fôlego para os profissionais que já haviam deixado de lado suas esperanças. Regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) nas Resoluções nº 573/2013 e 616/2015, a habilitação em Farmácia Estética garante ao farmacêutico a possibilidade de atuar na Saúde Estética seguindo as atribuições previstas.
O que um farmacêutico esteta pode fazer?
Segundo a resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no exercício da Saúde Estética, é possível que o profissional assuma a responsabilidade técnica por estabelecimentos que executam atividades no campo estético, além da aplicação de técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos, como os especificados abaixo:- Avaliação, definição dos procedimentos e estratégias, acompanhamento e evolução estética;
- Cosmetoterapia;
- Peelings químicos e mecânicos;
- Sonoforese (ultrassom estético);
- Eletroterapia;
- Iontoforese;
- Radiofrequência estética;
- Criolipólise;
- Luz intensa pulsada;
- Laserterapia;
- Carboxiterapia;
- Agulhamento e microagulhamento estéticos;
- Toxina botulínica;
- Preenchimentos dérmicos;
- Intradermoterapia/mesoterapia.
Como um farmacêutico pode começar a atuar na Farmácia Estética?
Para que o farmacêutico seja considerado apto para exercer a saúde estética legalmente, é necessário ter realizado uma pós-graduação Lato Sensu na área de saúde estética reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, os farmacêuticos regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia e que estejam capacitados técnica, científica e profissionalmente estão habilitados a exercer atividades na área de Farmácia Estética.Neste artigo você encontra mais informações sobre como funciona a especialização, confira mais sobre o assunto clicando aqui. Caso queira saber mais sobre o início da carreira na Farmácia Estética, veja aqui.Jornalista e Redatora das principais notícias sobre a Farmácia Estética.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Aroeira-do-sertão é descoberta como um novo ativo promissor para a farmácia cosmética
05 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
09 agosto, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
01 agosto, 2024
Muito complicado para nós farmacêuticos atuarmos hoje em dia na área da estética, procedimentos que são simples (mas que com certeza exigem conhecimento) não podemos realizar. O CFF precisa se posicionar veementemente de forma jurídica contra essas liminares absurdas do CFM.
Olá Marina, com certeza o CFF ainda precisa melhorar muito o respaldo em relação a Farmácia Estética, a luta pela conquista do espaço dos profissionais estetas não pode parar.