O ultrassom estético é um dos procedimentos mais utilizados nas clínicas de estética

As técnicas na estética podem ser realizadas com equipamentos distintos e em diversos tipos de situações. No post de hoje traremos o uso e os benefícios de procedimentos que utilizam o ultrassom estético, que promove por ondas sonoras, através de vibrações mecânicas, para combater celulite, gordura localizada, tratamento pré e pós-cirúrgico, entre outros tratamentos.

Com a finalidade na estética, o ultrassom tem ações analgésicas, anti-inflamatória e antiedematosas – que combate o edema, ou seja, acúmulo anormal de líquidos nos tecidos. Em suma, este tipo de procedimento, conhecido também como “lipoaspiração sem cortes” auxilia na quebra de fibroses acumuladas na derme, em que age seletivamente nas células adiposas, preservando as demais.

Funcionamento do ultrassom

Para melhor compreender a ação do ultrassom, como procedimento de fins estético, trata-se de uma onda mecânica com frequência de 3Mhz, 3,5 Mhz, 5Mhz e 10Mhz, considerada como baixa intensidade, alta intensidade e ultrassom para fins terapêuticos.

Assim ela é capaz de ultrapassar a pele e mostrar algumas estruturas do nosso corpo, por ser capaz de refletir nelas e voltar, por meio das ondas do ultrassom. Portanto, quanto maior a frequência da onda do ultrassom, mais superficial ele penetra na pele.

Diante disso, uma quantidade de energia predeterminada, de acordo com a frequência a ser utilizado pelo aparelho, é direcionada a camada de gordura, local onde as ondas se convertem em volume causando a ruptura mecânica das membranas das células gordurosas. Outro fator importante é que o ultrassom permite a seleção do tecido fazendo com que somente as células adiposas sejam atacadas, não atingindo vasos sanguíneos, nervos, entre outros.

Mecanismos da ação do ultrassom

Os mecanismos para este tipo de procedimento podem ser considerados em algumas categorias:

  1. O efeito térmico que a ser associado com o calor gerado pelos tecidos mais profundos, especialmente o colágeno e seus benefícios.
  2. O efeito mecânico, que se relaciona com as vibrações de alta velocidade que atuam sobre o tecido como uma pequena massagem, por meio das ondas do ultrassom.
  3. O efeito de cavitação, que se refere à produção de inúmeras gotículas microscópicas de oxigênio no processo da vibração.
  4. O efeito biológico que incluem a dilatação dos vasos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea e a microcirculação, sonoforese (penetração de agentes farmacológicos ativos através da pele), melhora o fluxo da linfa, promove relaxamento muscular, redução da inflamação e alívio da dor.

Tratamento com ultrassom

Os tratamentos com o ultrassom são indicados para vários tipos de procedimentos, entre os mais utilizados são para redução de celulite, gordura localizada e flacidez da pele. Cada tratamento tem a sua peculiaridade e frequência correta a ser administrada.

Nos casos do tratamento contra a flacidez da pele, que possui um efeito térmico, faz com que as moléculas vibrarem e gerarem mais calor, automaticamente, estimula a produção de colágeno. Já para gordura localizada, com a utilização mecânica, forma pressão alternadamente, comprimindo e puxando as células adiposas fazendo com que ele se quebre.

Para a realização dos procedimentos é associado um gel à base de cafeína, que é aplicado no local e na ponteira do equipamento. Essa ação necessita de uma rotina para que os resultando sejam evidenciados e tenha eficácia. Porém há a necessidade, antes de começar o tratamento estético uma orientação do farmacêutico esteta, que indicará todo e a melhor forma do procedimento e quantidade.

Gostou? Então deixe seus comentários e compartilhe.

Quer saber mais sobre os procedimentos estéticos? Leia também: Quando devo indicar o Peeling Mecânico e Químico

 

  • Pós Farmácia Estética Financiamento Estudantil em até 36x

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e escrevemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a farmácia estética é legítima, um direito do farmacêutico, do farmacêutico esteta e do graduando em farmácia.