Por que os cursos das áreas de Saúde e Estética são os mais buscados durante a pandemia? 

A pandemia trouxe diversas mudanças para a nossa vida. Isso inclui os cursos e rumos que pretendemos adotar em nossas vidas. Uma pesquisa realizada durante esse período pandêmico mostrou que 30% dos potenciais alunos têm a intenção de ingressar em cursos presenciais da área de Saúde.  Ainda de acordo com a pesquisa, o curso de […]
estética

A pandemia trouxe diversas mudanças para a nossa vida. Isso inclui os cursos e rumos que pretendemos adotar em nossas vidas. Uma pesquisa realizada durante esse período pandêmico mostrou que 30% dos potenciais alunos têm a intenção de ingressar em cursos presenciais da área de Saúde. 

Ainda de acordo com a pesquisa, o curso de Farmácia teve 4% das intenções de busca no que diz respeito às matrículas. Contudo, não foi o único curso desse campo que foi procurado. 

Os cursos de Medicina Veterinária, Fisioterapia, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Radiologia e Estética também foram bastante procurados, tanto na modalidade presencial quanto no ensino a distância. 

Saúde e Estética na pandemia

Setor de Saúde 

O mercado de trabalho voltado para os profissionais da saúde tem se expandido por conta do período de pandemia. 

Segundo um relatório produzido pelo IESS – Instituto de Estudos da Saúde Suplementar, intitulado Relatório de Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde,  no primeiro trimestre o número de pessoas empregadas nessa área cresceu cerca de 2,9%, no Brasil. 

Setor de Estética 

Um levantamento realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indica que, até o ano de 2060, cerca de 25,5% da população estará acima dos 65 anos. Se pensarmos por esse lado, isso fará com que haja um aumento no consumo de procedimentos estéticos para poder atender o envelhecimento da população masculina e feminina do país. 

Se você acha que essas projeções estão bem longe de acontecer saiba que, historicamente, o setor de Estética é o último a ser afetado pelas crises financeiras de um país e o primeiro a ter suas atividades retomadas. 

Por exemplo, além da área da Saúde, outro setor que cresceu em meio a pandemia – contrariando o pensamento popular – foi a Estética. 

Os motivos são óbvios: as pessoas nunca deixam de se importar com a própria aparência e sempre buscam melhorar sua autoestima e, consequentemente, seu bem-estar, sendo esse um dos principais motivos que fazem o mercado de estética ser um bom investimento. 

Uma pesquisa feita pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos , apontou que, no ano de 2020, o mercado da estética teve um crescimento de 5,8%, mostrando que é um dos setores mais promissores do Brasil (que ocupa o terceiro lugar no ranking de países com os maiores mercados estéticos do mundo).   

Onde o farmacêutico esteta pode atuar?

Visivelmente o crescimento da Estética no Brasil tem se mostrado bastante favorável e, por isso, tem despertado o interesse de profissionais que desejam empreender na área. 

Se você é da área de farmácia e tem dúvidas sobre a atuação dos farmacêuticos estetas, separamos algumas possibilidades que ficam disponíveis para você após a especialização. 

SPAS

Um dos locais nas quais você pode atuar e colocar em prática seus conhecimentos é o Spa, visto que esses estabelecimentos, geralmente, oferecem os procedimentos mais comuns e que não saem de moda como tratamentos faciais e corporais, massagens, entre outros.

Consultórios e clínicas

Outra opção bastante comum para atuação de enfermeiros estetas são as clínicas e consultórios de estética, realizando ou auxiliando em tratamentos faciais e corporais como a aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico ou outros preenchedores, por exemplo. 

Autônomo

Agora, caso prefira, você pode abrir seu próprio centro ou clínica de estética, de modo que tenha uma maior autonomia sobre o tempo que quer dispor no seu trabalho e sua renda mensal. 

Conta pra gente: você já sabia dos motivos por trás do aumento das buscas desses cursos durante a pandemia? Pretende seguir carreira na área Estética? Deixe nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Farmácia Estética.