Atuação profissional de pós-graduandos na Farmácia Estética

Essa é uma dúvida comum para quem está se especializando em Farmácia Estética. Isso porque, nesta área de atuação, a prática e o aperfeiçoamento na realização de procedimentos pode ser o grande trunfo de um profissional. Algumas IES contam com programas de pós-graduação em Farmácia Estética que ensinam somente a base teórica, como nas especializações EAD, […]
Atuação Farmácia Estética

Essa é uma dúvida comum para quem está se especializando em Farmácia Estética. Isso porque, nesta área de atuação, a prática e o aperfeiçoamento na realização de procedimentos pode ser o grande trunfo de um profissional.

Algumas IES contam com programas de pós-graduação em Farmácia Estética que ensinam somente a base teórica, como nas especializações EAD, em outros casos a instituição oferece a vivência clínica aos alunos com a realização de aulas práticas e até mesmo realização de procedimentos em pacientes modelo.

Proporcionar bons resultados para seus pacientes deve ser a prioridade, assim, existem alternativas para melhorar a técnica dos futuros especialistas, entre elas iniciar a atuação mesmo durante a pós-graduação.

INÍCIO DA ATUAÇÃO NA FARMÁCIA ESTÉTICA

Para quem está buscando novos ares na carreira e não está satisfeito com a atuação na área de sua graduação, fazer uma pós-graduação é uma forma de mudar a sua forma de atuar profissionalmente. Ao ingressar em uma especialização, você estará direcionando a sua carreira para uma área específica, que pode não estar relacionada à sua atuação anterior.

Como nos casos de quem atua com análises clínicas e migra para a Farmácia Estética, por mais que a base teórica seja equivalente, o dia a dia é completamente diferente. Visto que os profissionais estetas possuem muito mais autonomia e costumam trabalhar por conta própria, principalmente empreendendo em suas próprias clínicas e consultórios.

Dessa maneira, quanto antes os especialistas começarem a aperfeiçoar suas técnicas, mais bem sucedidos serão como estetas. Uma opção é começar realizando procedimentos mais simples em familiares e amigos, e com o tempo ir pegando o jeito, e até mesmo formar uma cartela de clientes com conhecidos.

Enquanto você estiver aprendendo durante as aulas da pós-graduação em Farmácia Estética, pode aproveitar para ir atendendo uma amiga, uma tia, a mãe, a vizinha com os procedimentos como peelings, massagem modeladora, microagulhamento, para que quando você estiver dominando mais técnicas, essas pessoas sejam seu cartão de visita, possam falar bem do seu trabalho para outras e espalhar aos quatro cantos que você tem potencial para atendê-los.

Outra opção é iniciar como estagiário em clínicas de terceiros, aprendendo com um profissional já consolidado você pode auxiliar e realizar procedimentos com supervisão, além de já criar ainda mais intimidade com os materiais utilizados.

Em alguns casos, os profissionais da área da saúde que desejam migrar para a Saúde Estética, iniciam realizando cursos livres na área antes de realizar a especialização. Assim, aprendem procedimentos estéticos menos complexos, e já podem começar a atender sem nenhum impedimento regulamentar.

REGULAMENTAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Lembrando que para exercer as atividades de uma profissão de nível superior regulamentada por lei é preciso ser portador de diploma de graduação naquela área e registro no conselho regional daquela profissão.

Assim, para atuar como um Farmacêutico Esteta regularmente é necessário possuir o diploma em farmácia e a regulamentação do conselho da classe, que exige a especialização na área bem como outros requisitos.

Mesmo que você já tenha o conhecimento, isso não exime a necessidade de ter a regulamentação do conselho. Você não pode, por exemplo, dirigir sem possuir uma carteira de habilitação, mesmo que tenha feito vários cursos de condução de veículos. Mesmo com a prática, os cursos livres e sua clientela já sendo formada, você precisa estar registrado pelo conselho para atuar como um Farmácia Esteta regulamentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Farmácia Estética.