Ter longevidade saudável sem se preocupar com dietas e cuidados especiais é o desejo de muita gente. Mas como atingir esse nível?

Desde o início dos tempos o homem busca por uma fórmula de ter longevidade saudável. Indo mais fundo nesta questão, a pesquisadora Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP), junto de sua equipe, decidiu detalhar o genoma de idosos que mantiveram a qualidade de vida apesar dos anos passados.

O objetivo da pesquisa é, algum dia, conseguir replicar esse efeito, garantindo um envelhecimento saudável para todos. Quem não quer, não é mesmo?

Pois bem! Os resultados das pesquisas foram revelados para cientistas do Brasil e Reino Unido que participaram do simpósio científico organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em Londres.

Então vamos aos resultados

Debruçados sobre mais de 1,3 mil genomas de pessoas longevas, os cientistas buscam os chamados genes protetores, que impediriam o desenvolvimento de certas doenças.

A pesquisa então mostrou ser possível que 20% do envelhecimento seja genético e 80% influenciado pelo ambiental, relacionando a alimentação, exercício físico, dentre outras coisas.

Outra observação importante é que existem algumas famílias com vários centenários, muitas pessoas que já passam dos 100 anos, sem tomar nenhum cuidado especial com alimentação ou exercício.

Essas pessoas têm os tais genes “protetores”, como são conhecidos no meio cientifico. Segundo a pesquisa, precisamente nesta população, as porcentagens apresentadas se invertem. Incrível né?

Além disso, o estudo realizado em São Paulo foi de extrema importância. Os habitantes da capital paulista podem dar uma resposta importante, já que não há praticamente nada saudável no cotidiano da cidade.

Os cientistas não conseguiram ainda detectar esses genes protetores. Mas, quando isso acontecer, será possível isolar a proteína responsável e replicá-la em pessoas que não nasceram com essa vantagem genética.

Pós em Práticas Integrativas e Longevidade Saudável

Cada vez mais os cientistas e pesquisadores estão próximos de encontrar a fonte da longevidade saudável.

Uma das maneiras de atuar neste setor e auxiliar pacientes a melhorar a qualidade de vida é através da especialização em Farmácia Integrativa.

A Farmácia Integrativa cuida do bem-estar, performance e qualidade de vida, levando os melhores recursos da saúde relacionados ao seu amplo conhecimento para prevenção, tratamento e recuperação do organismo como um todo.

Na especialização são encontradas técnicas que cuidam do paciente de dentro para fora, capacitando o farmacêutico com as melhores técnicas e métodos inovadores.

Essa é uma maneira de gerar saúde de uma maneira mais sensorial e natural.

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.