Uma série de notícias divulgadas pelo jornal Casvavet.com da cidade de Cascavel diz que uma empresária estaria internada em estado grave depois de sofrer queimaduras de terceiro grau ao realizar um peeling de fenol feito supostamente por farmacêutico em uma Clínica de Estética.

Ainda segundo informações do portal Cascavet.com, a paciente fez o procedimento há 20 dias. No domingo (3), a filha da empresária postou um desabafo no Facebook que diz que a mãe foi inibida de procurar atendimento hospitalar.

As queimaduras da paciente foram nos membros superiores e também no rosto. Ela passou por cirurgia nesta segunda-feira (4).

Peeling de Fenol farmacêutico

O blog Farmácia Estética traz um alerta para os colegas da categoria. O procedimento de peeling de fenol é muito arriscado. Muitos profissionais no mercado ministram cursos, ensinando alunos de farmácia as técnicas de peeling, no entanto, você como bom profissional deve avaliar muito bem as técnicas, procedimentos e substâncias com as quais não vale a pena trabalhar, por conta do alto risco que o procedimento oferece a sua carreira e ao paciente. Um procedimento errado como este não é capaz de ser revertido. A queimadura foi muito profunda, qualquer intervenção cirúrgica de reparação vai deixar cicatrizes.

Um erro desse tipo deixa marcas no paciente e na carreira do profissional da estética, podendo destruir a atuação futura desse profissional.

O peeling de fenol não é indicado para todas as regiões do corpo e depende de uma série de exames clínicos e laboratoriais para saber se o paciente está apto a realizar esse tipo de procedimento. Além disso, o peeling real de fenol precisa ser feito em centro cirúrgico, com acompanhamento de um anestesista, monitoramento cardíaco, paciente sedado, entre várias outras regras importantes para a boa prática. Por isso é preciso muito cuidado ao decidir por um tipo de procedimento.

A Dra. Ana Carolina Puga, diretora do Nepuga, conceituada instituição de ensino de práticas na estética ressalta que não ensina a técnica de peeling de fenol aos seus alunos, pois acredita que esse seja um procedimento pelo qual não vale a pena correr o risco. “Existem outros tipos de Peelings que dão resultados tão bons quanto o fenol quando feitos seriados . Um outro bom exemplo no rejuvenescimento, que é o laser Co2 fracionado, quando bem realizado tem efeito tão bom quanto o peeling de fenol profundo. O paciente necessitará de alguns meses de tratamento com estes outros procedimentos para obter o resultados similares ao do peeling de FENOL, porém estará se submetendo à tratamentos mais modernos e mais seguros. Para mim o peeling com fenol profundo deveria ser expurgado da Estética, pois até mesmo o médico não vai conseguir reverter um resultado se ele der errado, pois sua ação é muito agressiva”, explica a Dra. Ana Carolina Puga.

O farmacêutico esteta Lucas Bastos, também professor do Nepuga ressalta: “O peeling de fenol promete rejuvenescer a pessoa entre 15 e 20 anos e os médicos que fazem cobram preços altos, pois é um procedimento extremamente profundo. No meu entendimento, parece que esse pensamento de que com o peeling de fenol você vai ganhar dinheiro fácil entra na cabeça dos profissionais. Mas não é bem assim, para fazer esse procedimento o paciente precisa tomar antibióticos, antivirais, algumas recomendações falam até de deixar de sair de casa por seis meses. O que parece, quando vejo um caso desses é que começaram a banalizar o procedimento e o que se pode ou não fazer. Nós não podemos fazer esse procedimento. Existe todo um cuidado de pele e preparação, quando isso não acontece, pode levar o paciente a ter uma resposta desastrosa”.

Com a polêmica que este caso de erro na estética provocou, os alunos do Nepuga se manifestaram em nossas redes sociais sobre o ocorrido, enviando mensagens à Dra Ana.

Queimadura peeling de fenol farmacêutico

Loading Facebook Comments ...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e escrevemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a farmácia estética é legítima, um direito do farmacêutico, do farmacêutico esteta, do graduando em farmácia.