Com a hashtag #EADNÃO, publicação do CFF tomou conta das redes sociais no último dia 31/01

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, deliberou pela proibição de inscrição e o registro pelos Conselhos Regionais de Farmácias (CRFs) de alunos egressos dos cursos de Farmácia, integralmente realizados na modalidade de ensino a distância (EAD).

“Trata-se de uma medida urgente e necessária, em proteção à sociedade e pela preservação da qualidade da formação na graduação em Farmácia.”

A decisão está embasada na atribuição legal do conselho, de trabalhar e zelar pelo bom conceito e pelo prestígio da profissão e dos que a exercem legalmente; promovendo ações de assistência farmacêutica em todos os níveis de atenção à saúde.

Foi considerada, ainda, a existência de conteúdos práticos laboratoriais, clínicos e indispensáveis à formação dos farmacêuticos, bem como a indispensável interação profissional e paciente;

Na avaliação do presidente do CFF, a expansão das autorizações para realização de cursos de graduação com conteúdo na modalidade de ensino à distância, coloca em risco a qualidade da formação dos profissionais de saúde e, principalmente, coloca em risco a qualidade dos serviços ofertados à sociedade. Vocês também concordam?

 Certificados de Pós-graduações 100% teórico não serão aceitos

É minha gente, já ouviram aquele ditado: “O que vale para um, vale para todos?”. Pois é, independente das modalidades ou níveis de formação, as pós-graduações no formato 100% teórico também não serão aceitos.

Quando você resolve fazer uma pós-graduação para aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho, deve lembrar que as pós-graduações na área estética, por exemplo, não devem e não podem ser EAD. Afinal, como você pode realizar uma aplicação no seu paciente se não teve nenhuma prática?

Mesmo assim, se você acredita que os pacientes confiarão em você, essa é uma boa oportunidade de rever os seus conceitos.

“Dinheiro jogado fora”: Veja o depoimento frustrante de uma farmacêutica esteta que optou por uma pós-graduação na modalidade EAD

No ano passado, 2018, entramos em contato com uma profissional farmacêutica esteta que optou pelo curso de pós EAD. Vamos relembrar? Iremos chama-la de Dra. M.A para preservarmos sua identidade, ok?

Dra. M.A, você realizou a pós-graduação em Saúde Estética EAD. Conte-nos um pouco de como foram as aulas e seu ponto de vista sobre o curso total web

Bom, eu sempre tive aquela ansiedade de entrar rapidamente no mercado de trabalho e obter resultados rápidos para poder atuar na área, mas o arrependimento foi grande. O curso só me trouxe a oportunidade de ter o material teórico, e nenhuma prática. As provas eram realizadas no polo presencial, mas era assinalar as questões, devolver a avaliação e aguardar a nota ser lançada, apenas.

Porque escolheu a pós EAD?

Pela rápido inserção no mercado e pelo “baixo” custo financeiro que brilhou os meus olhos. Se eu soubesse que me daria tanta dor de cabeça eu tinha investigado mais e pago mais por uma boa formação.

A frustração em não ter aulas práticas fez a diferença?

Sim, é horrível lembrar do valor que “dobrei e joguei no lixo” fazendo uma pós-graduação EAD para obter uma rápida inserção no mercado estético.

Após a conclusão, quais foram seus planos?

Assim que finalizei a pós-graduação EAD, comecei a procurar por cursos de especialização na área e que tivessem práticas para eu definitivamente entender os procedimentos. Acabei gastando muito além do que eu pretendia, sabendo que eu poderia ter pesquisado mais e realizado uma pós-graduação que me proporcionasse aulas práticas e teóricas.

E hoje, você está atuando na área?

Sim, hoje eu atuo em uma clínica de estética. Realizar os cursos de especialização para me aprimorar foi maravilhoso, e hoje eu tenho a segurança para realizar as aplicações e atender meus pacientes com segurança. Devo isso aos cursos que fiz, teóricos e práticas além da vivência de uma clínica. Isso me ajudou muito!

Saiba investir no seu futuro!

O profissional da saúde, precisa, realizar uma boa pós-graduação em farmácia estética que atendam a necessidade da área, com aulas teóricas e práticas e que concedam a vivência em uma clínica de estética, com aplicações e supervisões de docentes qualificados, pois somente assim você absorverá todo o conteúdo e terá segurança para realizar os procedimentos em seus pacientes.

Portanto, ficar atentos sempre ao que acontece na sua área é primordial para que você trilhe um caminho incrível rumo ao sucesso.

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.