Como iniciar carreira na farmácia estética

O farmacêutico há muitos anos vem sentindo na pele o desgaste físico e emocional causados pela profissão. São horas em pé prestando atendimento atrás dos balcões de farmácias, horários de trabalho noturno, plantões extensos, e uma rotina exaustiva e sem motivação.  A Dra. Cristianne Rodrigues, é Farmacêutica Esteta e desabafa sobre os motivos que a […]
O farmacêutico há muitos anos vem sentindo na pele o desgaste físico e emocional causados pela profissão. São horas em pé prestando atendimento atrás dos balcões de farmácias, horários de trabalho noturno, plantões extensos, e uma rotina exaustiva e sem motivação.  A Dra. Cristianne Rodrigues, é Farmacêutica Esteta e desabafa sobre os motivos que a fizeram mudar de vida, “Toda minha experiência profissional como farmacêutica é em drogaria, atrás de um balcão, com carga horária de trabalho exaustiva e sem fins de semana”, conta ela. Assim, a especialização em estética, é uma oportunidade consolidada para o profissional que deseja dar uma guinada em sua vida. Possibilitando que os farmacêuticos possam ingressar em uma carreira onde existe autonomia profissional e maior lucratividade. Por isso, vamos explicar como iniciar carreira na Farmácia Estética, quais passos você deve seguir para voltar a trabalhar feliz e realizado.

As competências do farmacêutico esteta

O farmacêutico habilitado pode atuar com diversas práticas na estética, desde procedimentos superficiais até procedimentos minimamente invasivos. Isso envolve práticas como a aplicação de injetáveis, aparelhos de eletroterapia, cosmetologia e peelings. Desde que bem capacitado e seguro de sua atuação, o profissional esteta já consegue atuar com os procedimentos mais procurados no mercado, como aplicação de toxina botulínica, preenchedores, microvasos, intradermoterapia, microagulhamento e muito mais. Assim, o leque de opções para o Farmacêutico Esteta é amplo na estética facial e corporal, gerando oportunidades no mercado de trabalho e principalmente no empreendedorismo que só cresce nesse setor. 

Como realizar especialização em Farmácia Estética

O primeiro passo do profissional que deseja ser reconhecido como Farmacêutico Esteta é realizar sua especialização. Isso é possível ao escolher um bom programa de pós-graduação, que lhe permita aprender de forma prática sobre a atuação na estética. Algumas especializações têm duração de um ano e meio, outras de um ano. O que importa é que durante esse tempo de especialização você busque estágios em clínicas de estética para melhorar sua técnica, principalmente se o seu foco for trabalhar com os injetáveis. Durante seu aprendizado, você pode investir em cursos de aperfeiçoamento e estágios supervisionados. Dessa maneira, você estará investindo para que consiga ter segurança de realizar um procedimento sozinho assim que for possível sair para atuar. Apesar de a habilitação ser realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Instituição de Ensino Superior (IES) escolhida para realizar a pós-graduação precisa ser credenciada pelo MEC, e preencher todos os requisitos solicitados pelo CFF.

O próximo passo depois de concluir a especialização

Como dito, quem habilita o farmacêutico esteta é o CFF, por isso, após a conclusão da especialização é necessário enviar os documentos pertinentes ao conselho. A documentação inclui a comprovação da carga horária cumprida discriminada, para que o conselho possa lhe atribuir o título de Farmacêutico Esteta. Para conseguir a habilitação, é necessário levar os documentos pessoalmente ou enviá-los pelo correio, não é possível protocolar o pedido por email. Os documentos exigidos são:
  • Requerimento;
  • Termo de ciência sobre as Resoluções do CFF ativas e suspensas;
  • Carteira de identidade profissional (carteira marrom);
  • Certificado/diploma original e cópia simples (frente e verso) de curso de pós-graduação na área de saúde estética ofertado por instituição de ensino superior devidamente credenciada pelo MEC;
  • Cópia da ementa do curso de pós-graduação.
Obs: Caso as informações contidas no certificado/diploma sejam insuficientes, podem solicitar posteriormente que o histórico do curso seja encaminhado por e-mail. Só depois de ter sua habilitação em mãos você pode começar a atender, seja em uma clínica particular ou em seu próprio consultório.

Onde encontrar as primeiras posições profissionais como Farmacêutico Esteta

Se você conseguiu aproveitar suas aulas de novos negócios e administração dentro da pós-graduação e tem o aporte financeiro necessário, após o título de farmacêutico esteta você pode atuar abrindo sua própria clínica, da qual pode ser o Responsável Técnico (RT). Caso essa realidade ainda não seja a sua, pode começar abrindo um consultório particular para seus atendimentos. Nesse caso, se você ainda não formou sua clientela, será necessário ser reconhecido, para que seja capaz de manter a agenda cheia. Essa liberdade de ser dono do seu próprio horário e forma de trabalhar é o que a grande maioria dos Farmacêuticos Estetas buscam. No entanto, não é fácil para todos já montar uma clínica ou consultório logo de cara e já sair atuando. Existe a alternativa de ser contrato para trabalhar em franquias de clínicas de estética ou estabelecimentos de terceiros. Essa é a forma como a grande maioria dos profissionais começa. Pois além de ser uma ótima forma de melhorar sua prática, é também um jeito de formar uma clientela fiel. As vagas para contratação do profissional da farmácia estética variam bastante, em sites da Catho, por exemplo, você encontra cargos que oferecem de R$ 3 mil a R$ 5 mil para contratar profissionais habilitados.

Transição de carreira para a estética

A Dra. Neife Ferreira decidiu mudar de carreira após ter sua própria farmácia durante 17 anos. Ela afirma que a transição entre as áreas foi tranquila, afinal já possuía a estrutura necessária: “Montei a clínica já faz 7 anos, e o interesse pela estética avançada foi surgindo recentemente. Eu tinha receio de trabalhar com agulha e procedimentos mais invasivos, mas o pessoal foi pedindo e eu fui acompanhando o mercado”. Assim nasceu a @pulse_fotodepilacao, que atualmente passa por reformas para se transformar em uma clínica de estética avançada e um espaço multiprofissional “Eu já tinha o espaço e a formação na área da saúde. Então onde era a minha farmácia eu desmanchei e fiz a minha clínica, já tinha clientes pedindo, então só faltava eu me especializar mesmo”. Finalizando a sua pós graduação em setembro/2021, a Dra. Neife segue com as reformas de seu espaço a todo vapor investindo em seu novo empreendimento. “Daqui a alguns dias eu vou fazer 50 anos e vou estar me formando, só digo que nunca é tarde”, ela ressalta. A Dra. Gabriella Albino também decidiu mudar de área depois de muitos atuando na parte de atendimento na farmácia, “Eu não aguentava ver uma mãe ter que escolher o remédio que ia comprar pra dar pro filho, de 3 ou 4 ela só levava um, então eu acabava comprando e dando os remédios, e no fim ainda tinha que tentar vender as vitaminas mesmo sabendo que a pessoa não tinha condições”, relembra ela. Avaliando todas as possibilidades da área farmacêutica, ela escolheu a habilitação em estética como o início de uma nova carreira, “Dentro das opções que eu tinha, a estética é a que me daria a autonomia que eu queria”, conta.

Aperfeiçoamento em cursos livres

Os cursos livres são oportunidades que se apresentam para que você coloque em prática a sua técnica e faça as melhorias necessárias para oferecer um bom atendimento ao paciente. Esses cursos podem ser feitos tanto durante a pós-graduação, quanto depois, principalmente os cursos de injetáveis, que sempre são atualizados com o que há de mais moderno no momento, como produtos e técnicas avançadas. É uma forma de você reciclar seu conhecimento com frequência. Por isso, fique de olho nas novidades e turmas que se abrem e veja se ela pode ser útil para o seu sucesso profissional.

Comece atendendo pacientes enquanto se especializa

Uma das grandes dificuldades do farmacêutico que se lança no mercado da estética é montar sua agenda de pacientes. Como em qualquer mercado, é necessário mostrar para o público que você é qualificado. Vale dizer que enquanto você estiver aprendendo durante as aulas da pós-graduação, pode aproveitar para ir atendendo uma amiga, uma tia, a mãe, a vizinha com os procedimentos como peelings, massagem modeladora, microagulhamento, para que quando você estiver dominando mais técnicas, essas pessoas sejam seu cartão de visita, possam falar bem do seu trabalho para outras e espalhar aos quatro cantos que você tem potencial para atendê-los. O Farmacêutico Esteta pode empreender ou trabalhar em clínicas de estética, SPAs, academias, clubes, hotéis e salões de beleza. Muitos profissionais da área também optam por não ter vínculo com algum estabelecimento, abrindo clínicas próprias ou atuando como profissional autônomo. Para quem não deseja atuar com a execução de terapias e procedimentos, é possível usar seu conhecimento como especialista para atuar como consultor, prestando apoio a outros profissionais do setor, ou até mesmo ministrando cursos e workshops.

Procedimentos na Farmácia Estética

O Conselho Federal de Farmácia reconhece 16 procedimentos como permitidos para serem realizados pelo farmacêutico esteta São eles:  
  1. Cosmetoterapia;
  2. Toxina Botulínica;
  3. Iontoforese;
  4. Preenchimento Dérmico;
  5. Eletroterapia;
  6. Carboxiterapia;
  7. Luz intensa pulsada;
  8. Intradermoterapia/mesoterapia;
  9. Peelings químicos e mecânicos;
  10. Laserterapia ablativa;
  11. Laserterapia;
  12. Criolipólise;
  13. Sonoforese;
  14. Fio lifting de auto sustentação;
  15. Radiofrequência estética;
  16. Agulhamento e microagulhamento estético.
  O farmacêutico esteta tem ao seu lado a resolução 669/2018, publicada para legitimar junto ao Conselho Federal de Farmácia o direito de atuar na estética do farmacêutico. Além de poder atuar em clínicas multiprofissionais, o farmacêutico esteta pode ser o responsável técnico de estabelecimentos para fins estéticos com procedimentos invasivos não cirúrgicos. Outra importante possibilidade de atuação do farmacêutico esteta é na orientação ao paciente quando a escolha e uso de dermocosméticos e de nutricosméticos em farmácias e drogarias, além de estar apto para trabalhar na manipulação desses produtos. Se você é farmacêutico e deseja ampliar seus horizontes, considere migrar para um dos mercados mais promissores do Brasil e do mundo: a indústria da beleza e do bem-estar! [widgetkit id=”11″ name=”BANNER PÓS-GRADUAÇÃO FARMÁCIA ESTÉTICA”]

Comentário (7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Farmácia Estética.