O farmacêutico há muitos anos vem sentindo na pele o desgaste que sofre em seu dia a dia, ao ficar no atendimento atrás dos balcões de farmácias, muitas vezes fazendo horários ingratos de trabalho, plantões extensos, sem motivação. A estética já é uma possibilidade consolidada para o profissional que deseja dar uma guinada em sua vida. Por isso, vamos explicar como iniciar carreira na farmácia estética, quais passos você deve seguir para voltar a trabalhar feliz e realizado.

As competências do farmacêutico esteta

O farmacêutico esteta tem ao seu lado a resolução 669/2018, publicada para legitimar junto ao Conselho Federal de Farmácia o direito de atuar na estética do farmacêutico.

Sendo assim, o farmacêutico habilitado pode atuar com todas as práticas de injetáveis, aparelhos de eletroterapia, cosmetologia, peelings, além de poder ser Responsável Técnico em estabelecimentos de estética.

Desde que bem capacitado e seguro de sua atuação, o profissional da farmácia já consegue atuar com toxina botulínica, preenchedores, Microvasos, intradermoterapia, microagulhamento e muito mais.

Como o farmacêutico realiza sua especialização

O primeiro passo do profissional que deseja ser reconhecido como farmacêutico esteta é realizar sua especialização. Isso é possível ao escolher um bom programa de pós-graduação, que lhe permita aprender de forma prática sobre a atuação na estética.

Algumas especializações tem duração de um ano e meio, outras de um ano. O que importa é que durante esse tempo de especialização você busque estágios em clínicas de estética para melhorar sua técnica, principalmente se o seu foco for trabalhar com os injetáveis.

Durante seu aprendizado, você pode investir em cursos de aperfeiçoamento, além de estágios supervisionados, tudo para que consiga ter segurança de realizar um procedimento sozinho assim que for possível sair para atuar.

A Instituição de Ensino Superior escolhida para realizar a pós precisa ser credenciada pelo MEC.

E quando a especialização é concluída?

Quem habilita o farmacêutico esteta é o Conselho Federal de Farmácia. Após a conclusão da especialização é necessário enviar os documentos pertinentes ao Conselho, com a carga horária cumprida discriminada, para que o conselho possa lhe atribuir o título de farmacêutico esteta.

Só depois de ter sua habilitação em mãos você já pode atender, seja em uma clínica particular ou em seu consultório.

Onde encontrar as primeiras posições profissionais como farmacêutico esteta

Se você conseguiu aproveitar suas aulas de novos negócios e administração dentro da pós-graduação e tem o aporte financeiro necessário, após o título de farmacêutico esteta você pode atuar abrindo sua própria clínica, da qual pode ser o RT.

Caso essa realidade ainda não seja a sua, pode começar abrindo um consultório particular para seus atendimentos. Nesse caso, se você ainda não formou sua clientela, será necessário ser reconhecido, para que seja capaz e manter a agenda cheia.

Essa liberdade de ser dono do seu próprio horário e forma de trabalhar é o que a grande maioria dos farmacêuticos estetas buscam. No entanto, não é fácil para todos já montar uma clínica ou consultório e sair atuando.

Existe a alternativa de ser contrato para trabalhar em franquias de clínicas de estética ou estabelecimentos de terceiros.

Essa é a forma como a grande maioria dos profissionais começa. Pois além de ser uma ótima forma de melhorar sua prática, é também um jeito de formar uma clientela fiel.

As vagas para contratação do profissional da farmácia estética variam bastante, em sites da Catho por exemplo, você encontra cargos que oferecem de R$ 3 mil a R$ 5 mil para contratar profissionais habilitados.

A necessidade de se aperfeiçoar em cursos livres

Os cursos livres são oportunidades que se apresentam para que você coloque em prática a sua técnica e faça as melhorias necessárias para oferecer um bom atendimento ao paciente.

Esses cursos podem ser feitos tanto durante a pós-graduação, quanto depois, principalmente os cursos de injetáveis, que sempre são atualizados com o que há de mais moderno no momento, produtos e técnicas avançadas.

É uma forma de você reciclar seu conhecimento com frequência. Por isso, fique de olho nas novidades e turmas que se abrem e veja se ela pode ser útil para o seu sucesso profissional.

Comece atendendo pacientes enquanto se especializa

Uma das grandes dificuldades do farmacêutico que se lança no mercado da estética é montar sua agenda de pacientes.

Vale dizer que enquanto você estiver aprendendo durante as aulas da pós-graduação, pode aproveitar para ir atendendo uma amiga, uma tia, a mãe, a vizinha com os procedimentos como peelings, massagem modeladora, microagulhamento, para que quando você estiver dominando mais técnicas, essas pessoas sejam seu cartão de visita, possam falar bem do seu trabalho para outras e espalhar aos quatro cantos que você tem potencial para atendê-los.

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.