O mercado da saúde estética no Brasil atualmente é um dos mais promissores, capaz de movimentar bilhões por ano!

Um dos motivos é por ser um mercado constantemente aquecido, que não sofre oscilações de acordo com a época do ano, como outros setores.

Mas antes de entender o mercado da saúde estética é preciso entender qual a importância da saúde estética e qual o impacto dela na vida das pessoas.

O que é saúde estética?

Mais do que cuidar somente da beleza e da aparência, o profissional de saúde estética é responsável por promover o bem-estar das pessoas, já que saúde, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), não se trata apenas da ausência de doenças.

Saúde é definida como um estado completo de bem estar físico e emocional, portanto, a busca pela qualidade de vida passa pela aceitação da autoimagem, boas condições físicas e psicológicas.

Sendo assim, a saúde estética possibilita que as pessoas façam as pazes com a autoestima, promovendo um bem estar global.

Setor em expansão no país

A primeira vantagem em se investir e atuar na saúde estética é que esse setor permanece em ascensão no país. Mesmo em tempos de crise, o brasileiro ainda encontra espaço no orçamento para gastar no segmento da estética.

Segundo dados  de 2016 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro já gasta mais com beleza do que com comida.

Tanto homens quanto mulheres se preocupam com a saúde estética hoje em dia, por isso esse mercado dificilmente sofre com a sazonalidade, tendo alta procura o ano inteiro.

Além disso, quem se interessa por cuidados com a saúde estética, geralmente o faz com certa frequência, portanto é uma área que gera a fidelização dos clientes.

Como se preparar para atuar no mercado da saúde estética?

Para conseguir uma boa colocação no mercado de estética do nosso país, é importante buscar qualificações que possam agregar valor à sua formação. Os profissionais da área da saúde possuem o grande diferencial de já estarem preparados para lidarem com saúde e bem estar, e fazer um curso de capacitação, ou pós-graduação pode ser o passo que falta para o profissional da saúde alavancar sua carreira no setor da saúde estética.

Fazer uma boa pesquisa e encontrar instituições reconhecidas e de qualidade fazem uma grande diferença na formação do profissional da saúde estética. Com a formação prévia na área da saúde, ao optar por uma especialização, esse profissional adquire uma formação diferenciada e uma vantagem competitiva no mercado.

Outro fator importante é manter-se sempre atualizado, pois o mercado da saúde estética está sempre em movimento, é fundamental que os profissionais que atuam na área estética estejam sempre informado sobre as melhores práticas e procedimentos utilizados.

Além de se especializar na área, o fator humano também é muito importante.É preciso ter boas habilidades de comunicação e relacionamento para lidar com os problemas do paciente.

Deve-se estar atento para avaliar muito bem o que está causando a disfunção estética do paciente, pois da mesma forma que pode ser um problema de saúde, pode ser também um problema emocional. Na Saúde Estética o resultado positivo do paciente está associado com o seu sucesso e reconhecimento profissional.

  • Pós Farmácia Estética Financiamento Estudantil em até 36x

Deixe aqui seu Comentário

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.