Com quais procedimentos o farmacêutico esteta pode atuar?
Muitos profissionais da saúde já se deram conta do quanto a área da saúde estética pode ser promissora. O setor estético não para de crescer no mundo todo, e o Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking de buscas por esse tipo de serviço. Mesmo em tempos de crise na economia, o setor é […]
Muitos profissionais da saúde já se deram conta do quanto a área da saúde estética pode ser promissora. O setor estético não para de crescer no mundo todo, e o Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking de buscas por esse tipo de serviço.Mesmo em tempos de crise na economia, o setor é um dos poucos que se mantém em alta, por isso, os farmacêuticos que desejam se inserir na saúde estética têm um caminho promissor pela frente. Confira qual a atuação do farmacêutico na saúde estética.
Quais os procedimentos liberados para o farmacêutico esteta
É importante que o farmacêutico pesquise muito bem todas as atividades nas quais ele poderá atuar dentro da saúde estética tanto para estar em acordo com a legislação vigente e não ter problemas legais quanto para conhecer todas as possibilidades de atuação e não perder oportunidades.As resoluções em vigor são as nº616/15 e nº645/17 que permitem a realização de procedimentos minimamente invasivos e injetáveis como carboxiterapia, microagulhamento, mesoterapia, skin booster, aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e fios de sustentação.As resoluções nº 573/13 e nº669/18 foram suspensas recentemente e com isso o farmacêutico ficam impedidos de atuar com procedimentos não invasivos como peelings, limpezas de pele, procedimentos de cosmetologia, ultrassom, eletroterapia, radiofrequência, laserterapias, entre outros.A suspensão das referidas resoluções também não impedem o profissional de farmácia habilitado em saúde estética de assumir a responsabilidade técnica por clínicas e consultórios estéticos.A importância de fazer um bom curso de especialização
Tão importante quanto conhecer a área de atuação é ser um profissional qualificado. Portanto, o profissional que deseja ingressar na farmácia estética deve procurar uma instituição de ensino com uma boa estrutura, para realizar uma pós-graduação que permita esse profissional atuar de forma ética, segura e eficiente.Um bom curso vai oferecer aulas práticas e teóricas habilitando o profissional a realizar os mais diversos procedimentos estéticos faciais e corporais.Jornalista e Redatora das principais notícias sobre a Farmácia Estética.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Aroeira-do-sertão é descoberta como um novo ativo promissor para a farmácia cosmética
05 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
09 agosto, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
01 agosto, 2024
Alguém poderia me informar onde saiu a notificação que o farmaceutico pode realizar alguns peeling por exemplo, mediante aquela decisão que o impediu….
Olá
Gostaria de, se possível, ter indicação de m bom curso de Farmácia estética.
É necessário fazer uma errata nesta postagem.
Segundo a resolução 645/2015, farmacêuticos pode SIM fazer limpezas de pele, peelings e lasers não ablativos.
a resolução 645 art 3 contempla a utilização de subsbtâncias cosméticas pelo farmacêutico. ”
Peelings químicos, enzimáticos e biológicos, incluindo a tretinoína (ácido retinóico de 0,01% a 0,5% de uso domiciliar e até 10% para uso profissional).
Inclui ainda laser (Erbium e Co2). Sendo assim, farmacêutico pode fazer peeling e usar alguns lasers, ou não?
isto gera confusão.