Harmonização Corporal e Alta Performance: o que é, tendência e mercado de trabalho

O princípio da Harmonização Corporal é baseado no visagismo, que adequa a imagem existente a padrões de belezas preestabelecidas, tanto fisicamente, quanto esteticamente. A busca por um corpo esteticamente dentro dos padrões é o desejo de homens e mulheres de diversas idades, que encontram nos procedimentos estéticos corporais uma alternativa viável.
Com procedimentos pouco invasivos e período de tratamento relativamente curto, a nova tendência tem ganhado destaque. Assim como no procedimento facial, para a Harmonização Corporal dar certo é preciso levar em consideração as características físicas e a saúde de cada paciente. Por isso, veja como funciona o procedimento de Harmonização Corporal e Alta Performance segundo o especialista.
Índice
O que é harmonização corporal e alta performance?
O Dr. Antony Barbosa, é Farmacêutico Esteta, pós-graduado em Farmácia Estética, e pós-doutorado pela UFMG. O especialista que é a maior referência na técnica de Harmonização Corporal do mercado, explica o que é a técnica e quais procedimentos são aplicados, “A harmonização consiste em trazer uma harmonia ao corpo. Portanto, se eu vou fazer uma gordura localizada, eu não vou só olhar a gordura, mas sim o paciente como um todo, ou seja gordura localizada, flacidez, celulite, e tudo que for necessário para chegar a definição expressiva que ele queira”.
Sobre a técnica de Alta Performance corporal o especialista conta que é indicada para atletas e pessoas que já tenham definição muscular e que queiram aumentar a performance, “Então vamos aplicar ativos hipertróficos lipolíticos para que a gente possa aumentar a performance dele, desenhar mais um músculo e desenhar mais o corpo, por isso é aplicada aquelas pessoas que já tenham uma definição prévia”.
A principal diferença entre os dois procedimentos, é o público para qual são direcionados. Na Harmonização Corporal até mesmo pessoas obesas podem realizar, isso porque ao iniciar o processo de emagrecimento com alimentação e exercícios físicos, é possível ir tratando paralelamente as gorduras localizadas, a flacidez e as estrias causadas no processo.
Como funciona o tratamento com esses procedimentos?
Com a utilização de diversos fármacos e mesclas que variam de acordo com a necessidade do paciente, o Dr. Antony destaca que o paciente possui grande importância no processo, “Na Harmonização Corporal 70% é comprometimento do paciente e 30% é fruto do meu trabalho. Então logo na primeira consulta eu explico, que é necessário associar os procedimentos à atividade física”. Ele destaca que diferente da harmonização facial, onde o resultado é imediato, na corporal é necessário passar por um processo.
“É um tratamento relativamente longo, que dura de 2 á 6 meses, ou até mais, com sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais dependendo do caso”, afirma o especialista. Dessa maneira os resultados podem ser observados a longo prazo.
Já nos procedimentos de Alta Performance, o Dr. Antony explica que em nenhum dos procedimentos é utilizado auxílio de hormônios, “Como usamos em corpos já definidos, aplicamos ativos indutores de hormônios, por isso é um processo mais natural que não causa efeitos adversos”.
Áreas de aplicação
Indicada para remodelação corporal, redução celulite, flacidez, estrias e gordura localizada, a Harmonização Corporal pode ser aplicada nas seguintes áreas:
- Abdômen/flancos/culotes
- Costas/glúteos/bananinha
- Região escapular (região do sutiã)
Mercado de trabalho na estética corporal
O mercado da estética é um dos que mais cresce no Brasil, então a procura por esse tipo de procedimento é muito grande. O Dr. Antony conta que notou impactos no setor devido a pandemia: “Houve um aumento na procura, principalmente porque na pandemia as pessoas estavam isoladas em casa, as academias fechadas, e em geral as pessoas engordaram nesse meio tempo. Então todo mundo está querendo voltar a ter um corpo em forma”.
Além disso, a vivência em um país tropical, onde existe bastante exposição do corpo, por conta do calor e até mesmo por quem costuma frequentar praias, contribui para que a estética corporal seja sempre um tema em pauta. Ao contrário do que costumam pensar, o Dr. afirma que o público é diverso, “Por isso a procura pelos tratamentos está muito grande, principalmente por parte dos homens, antes eram mais mulheres, mas agora muitos homens estão procurando também”.
De acordo com o especialista, esse cuidado tão grande gerou um mercado extenso.. “Antigamente o cuidado com o corpo era só ligado à academia e suplementação, existia a ideia de que isso já resolvia. Mas com o advento da Harmonização Corporal e Alta Performance, é possível trazer o equilíbrio corporal e tratar o corpo de uma forma mais saudável”, finaliza o Dr. Antony.
Estou cursando estética e cosmética e meu tema do TCC é sobre harmonização corporal e alta performance.
Gostaria muito de ter maiores explicações para eu poder defender minha tese. Sou de Sinop MT.