Muitas pessoas estão acostumadas a pensar que estética não passa de vaidade e beleza, mas não é bem assim. Você sabia que estética também é saúde?
Isso mesmo, o conceito de saúde não engloba apenas a ausência de doenças físicas ou psíquicas e sim o bem estar como um todo, inclusive no que se refere à autoestima.
O conceito de Saúde definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é definido como: “o completo bem estar físico mental e social do ser humano”. Dessa forma, a Saúde Estética tem como principal objetivo levar saúde através da beleza, sendo assim um meio de melhorar suas condições de bem estar físico, mental e social, proporcionando a prevenção de doenças, melhora da auto-estima e hábitos de vida.
A Pele
Desde sempre aprendemos que a pele é o maior órgão do corpo humano, sendo assim, ela também precisa de cuidados especiais como qualquer outro órgão.
Esses cuidados vão desde atenções básicas como beber água e usar filtro solar, até tratamentos mais avançados como massagens e intervenções estéticas.
Mercado de Saúde Estética
Mesmo com o recuo no cenário econômico nacional, o mercado de estética e beleza continua surpreendendo com seu crescimento no Brasil.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que o mercado de estética no país cresceu 567% nos últimos cinco anos.
Este crescimento acelerado mostra a importância e a necessidade de se ter profissionais especializados e qualificados na área estética.
Especialização em Saúde Estética
O serviço de saúde estética deve ser feito por um profissional com a devida capacitação, plenamente habilitado e com as competências adequadas para os procedimentos de acordo com os atributos legais, éticos e científicos exigidos para executar esse serviço de saúde.
De acordo com um projeto de lei sancionado em 2018, o profissional de saúde estética deve ter diploma de graduação em nível superior. O técnico em estética precisa ter o curso técnico com concentração em estética, este no entanto, fica limitado para certas técnicas e procedimentos estéticos.
A especialização em estética hoje no Brasil é aberta a diversos profissionais da área da saúde como biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos e dentistas.
A devida regulamentação protege pacientes e profissionais, além de dar mais credibilidade e fiscalização à especialidade, trazendo mais segurança e competência nos procedimentos para a manutenção da beleza e do bem-estar.