Vitamina D protege o organismo de mais de 3 mil doenças e auxilia no emagrecimento

Antigamente, a vitamina D era tida como essencial apenas na formação dos ossos e dentes, onde automaticamente preveniria a osteoporose. No entanto, estudos vêm comprovando que a substância faz muito mais bem do que se pode imaginar.

A vitamina D3, ou colecalciferol, como também é conhecida, é uma forma ativa da vitamina D e está diretamente associada a uma longevidade maior e mais saudável.

Ela fortalece o sistema de defesa, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e hipertensão, previne e ajuda no tratamento do câncer, auxilia pessoas autistas, entre outras.

Além disso, hoje, a vitamina é conhecida como hormônio no processo de emagrecimento. De acordo com pesquisas, ela faz a manutenção do equilíbrio do corpo e no ganho de tônus muscular.

vitamina D

Infelizmente, boa parte da população está com o nível de Vitamina D baixíssimo em razão a pouca (ou errada) exposição ao sol, trabalhos em ambientes fechados e má alimentação.

Vitamina D e seus resultados específicos na redução de riscos de doenças

Em 2013, um estudo feito por DeLuca GC, coautor de um dos mais completos livros sobre a vitamina D, analisou os dados de 225 artigos para o papel da vitamina D na redução do risco de doenças do sistema nervoso: doença de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, autismo, esclerose múltipla, doença de Parkinson e esquizofrenia.

O indício mais forte é para a esclerose múltipla. Eles observam que a evidência de muitos tipos de estudos constata que a vitamina D desempenha um papel crucial na proliferação e diferenciação celular, neurotropismo, neuroproteção, neurotransmissão e neuroplasticidade.

Dada a importância e a devastação das doenças neurológicas, mais pesquisas sobre o papel da vitamina D na redução do risco dessas doenças são justificadas.

Vitamina D3 no emagrecimento

Pacientes obesos apresentam uma menor quantidade de vitamina D sérica e quando suplementado com ela, apresentam um menor percentual de gordura corporal, incluindo menor quantidade de gordura abdominal, maior quantidade de massa magra.

Vitamina D3 diminui os níveis de Cortisol, acelera o metabolismo e a quebra de gordura e traz saciedade

Apesar de poder ser produzida pelo nosso organismo, o avanço da idade e alguns fatores extrínsecos como o protetor solar (que bloqueia a ação dos raios UV), roupas muito fechadas, e a poluição, diminuem o nível e a qualidade da Vitamina D3 do organismo.

Por todos esses motivos, é necessário tomar cuidado com a deficiência dessa vitamina, uma vez que pode ocasionar desordens no metabolismo ósseo, doenças infecciosas e inflamatórias, desequilíbrio imunológico, alteração cognitiva, fraqueza muscular e perda severa dos dentes. Em alguns casos, a suplementação pode ser uma alternativa viável.

Outras doenças relacionadas a deficiência de Vitamina D3

  • Fragilidade óssea
  • Asma
  • Fraqueza muscular
  • Problemas cardiorrespiratórios

Que tal oferecer mais essa opção para seu paciente? Aposte já no seu futuro com a pós-graduação em longevidade saudável e práticas integrativas.

Pós Graduação Longevidade Saudável e Práticas Integrativas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e escrevemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a farmácia estética é legítima, um direito do farmacêutico, do farmacêutico esteta, do graduando em farmácia.