A toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, é uma proteína produzida por uma bactéria, a Clostridium Botulinum. Nos anos 1950, a comunidade científica descobriu que esta proteína provocava diminuição da ação muscular quando injetada neles.

A toxina evita que a informação nervosa chegue até os músculos, de tal forma que eles deixam de funcionar. Os profissionais estetas começaram a utilizar o produto para enfraquecer os músculos da face, responsáveis pelas temidas rugas.

Existem sete tipos diferentes da toxina botulínica, mas apenas a toxina tipo A foi aprovada para uso estético.

Como funciona o Botox?

Na estética, as doses utilizadas pelos farmacêuticos estetas, tornam o procedimento extremamente seguro. O efeito tem duração variável, entre 3 a 4 meses, podendo ocasionalmente chegar aos 6 meses.

O chamado “efeito Anti-Aging” proporcionado é fundamental, pois evita o aparecimento de rugas estáticas. Além disso, ele enfraquece progressivamente os músculos, sendo necessário aplicar cada vez menos quantidade de Botox, durando cada vez mais.

Grande parte dos clientes que procuram o tratamento estético o fazem para corrigir as rugas da testa, da bochecha e afins.

O tratamento leva cinco minutos para ser feito – os resultados começam a surgir após 48h, estabilizando entre os 7 e os 15 dias. A recuperação do procedimento é simples, permitindo retomar a atividade profissional de imediato logo após a sua aplicação.

O que saber antes de aplicar Botox?

Quem pretende se submeter ao procedimento com a toxina botulínica deve ter em mente alguns pontos importantes. O primeiro deles é se assegurar de que a clínica está devidamente licenciada para a prática de aplicação.

Outro ponto importante é a respeito do profissional que fará a aplicação. O farmacêutico esteta responsável deve ter formação e experiência em um curso de especialização, como por exemplo a pós-graduação em farmácia estética.

Além disso, a marca do produto precisa ser segura. Para ter certeza desse ponto, é preciso que ela seja autorizada para uso cosmético e que exista um termo de consentimento assinado, em que estejam explícitos os benefícios da toxina e os riscos envolvidos na aplicação.

E então, você já fez uso de Botox ou conhece alguém que tenha feito? O que você acha desse recurso estético? Comente!

BANNER CURSO DE HARMONIZAÇÃO FACIAL TOXINA BOTULÍNICA E PREENCHIMENTO

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.