Toxina Botulínica: Saiba tudo sobre o procedimento estético conhecido por “botox”
A toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, é uma proteína produzida por uma bactéria, a Clostridium Botulinum. Nos anos 1950, a comunidade científica descobriu que esta proteína provocava diminuição da ação muscular quando injetada neles. A toxina evita que a informação nervosa chegue até os músculos, de tal forma que eles deixam de funcionar. Os profissionais estetas começaram […]
A toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, é uma proteína produzida por uma bactéria, a Clostridium Botulinum. Nos anos 1950, a comunidade científica descobriu que esta proteína provocava diminuição da ação muscular quando injetada neles.A toxina evita que a informação nervosa chegue até os músculos, de tal forma que eles deixam de funcionar. Os profissionais estetas começaram a utilizar o produto para enfraquecer os músculos da face, responsáveis pelas temidas rugas.Existem sete tipos diferentes da toxina botulínica, mas apenas a toxina tipo A foi aprovada para uso estético.
Como funciona o Botox?
Na estética, as doses utilizadas pelos farmacêuticos estetas, tornam o procedimento extremamente seguro. O efeito tem duração variável, entre 3 a 4 meses, podendo ocasionalmente chegar aos 6 meses.O chamado “efeito Anti-Aging” proporcionado é fundamental, pois evita o aparecimento de rugas estáticas. Além disso, ele enfraquece progressivamente os músculos, sendo necessário aplicar cada vez menos quantidade de Botox, durando cada vez mais.
Grande parte dos clientes que procuram o tratamento estético o fazem para corrigir as rugas da testa, da bochecha e afins.O tratamento leva cinco minutos para ser feito – os resultados começam a surgir após 48h, estabilizando entre os 7 e os 15 dias. A recuperação do procedimento é simples, permitindo retomar a atividade profissional de imediato logo após a sua aplicação.O que saber antes de aplicar Botox?
Quem pretende se submeter ao procedimento com a toxina botulínica deve ter em mente alguns pontos importantes. O primeiro deles é se assegurar de que a clínica está devidamente licenciada para a prática de aplicação.Outro ponto importante é a respeito do profissional que fará a aplicação. O farmacêutico esteta responsável deve ter formação e experiência em um curso de especialização, como por exemplo a pós-graduação em farmácia estética.Além disso, a marca do produto precisa ser segura. Para ter certeza desse ponto, é preciso que ela seja autorizada para uso cosmético e que exista um termo de consentimento assinado, em que estejam explícitos os benefícios da toxina e os riscos envolvidos na aplicação.E então, você já fez uso de Botox ou conhece alguém que tenha feito? O que você acha desse recurso estético? Comente![widgetkit id=”26″ name=”BANNER CURSO DE BOTOX TOXINA BOTULÍNICA E PREENCHIMENTO AVANÇADO NEPUGA”]
Jornalista e Redatora das principais notícias sobre a Farmácia Estética.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Aroeira-do-sertão é descoberta como um novo ativo promissor para a farmácia cosmética
05 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
09 agosto, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
01 agosto, 2024
Deixe um comentário