Toxina botulínica no tratamento de cicatrizes e queloides

Utilizada há mais de 30 anos para tratar rugas e sinais de expressão, o famoso botox possui funções que vão além da estética facial, como por exemplo, o uso da toxina botulínica no tratamento de cicatrizes. Como age a toxina botulínica no organismo? O botox age neutralizando qualquer ação da acetilcolina, um neuromodulador, e relaxa […]
Toxina botulínica no tratamento de cicatrizes
Utilizada há mais de 30 anos para tratar rugas e sinais de expressão, o famoso botox possui funções que vão além da estética facial, como por exemplo, o uso da toxina botulínica no tratamento de cicatrizes.

Como age a toxina botulínica no organismo?

O botox age neutralizando qualquer ação da acetilcolina, um neuromodulador, e relaxa a musculatura, diminuindo a força das rugas e marcas. Toda aplicação de toxina é feita de forma superficial e não tem efeitos colaterais importantes.

Utilizando a toxina botulínica no tratamento de cicatrizes

Tratamento complementar para qualquer trauma na pele, como um corte cirúrgico, o botox pode ser utilizada em volta da lesão para evitar uma tensão excessiva no local. A técnica pode ser feita em cicatrizes espessas, vermelhas e doloridas que são chamadas hipertróficas. A substância deve ser injetada com agulhas delicadas dentro da cicatriz, assim diminuindo a inflamação e a fibrose. Com a aplicação, o aspecto da mesma deve melhorar. Um cálculo indica que deve ser utilizadas de 1 a 2 unidades de toxina para cada cm² da cicatriz. O procedimento é simples e os resultados são excelentes, ficando aparente em aproximadamente 15 dias após a aplicação.

Quantas sessões são necessárias?

Em média, são indicadas de 2 a 4 sesões a cada 15 dias para diminuir o tamanho de cicatrizes hipertróficas. Já para o tratamento de queloides a indicação é a mesma. A injeção da toxina botulínica nas cicatrizes é ligeiramente dolorosa.

Tratamento ainda esta sendo estudado

Vale ressaltar que todo o mecanismo de ação do tratamento das cicatrizes com toxina botulínica ainda não é totalmente esclarecido. A ação dessa substância é bastante ampla e age em receptores neuro-hormonais modulando a inflamação. Também há referências de melhora do eritema da rosácea quando tratada com toxina botulínica.

Outros benefícios da toxina botulínica

O botox também pode ser usado no tratamento de outras reações do corpo, como a a hiperidrose. A substância, quando aplicada nas axilas, diminui a quantidade de suor por 7-8 meses. Além disso, é utilizada para o tratamento de alterações dermatológicas como rugas de expressão, rosácea, hidrosadenite, desidrose, herpes simples, cicatrizes hipertróficas e queloides, que citamos neste artigo. A toxina botulínica no tratamento de cicatrizes é mais um avança da substância que já beneficia e leva boa forma e qualidade de vida para os seus adeptos. E você, também quer levar alegria e satisfação para seus clientes? Que tal se aprofundar em toxina botulina? Este é o momento certo para investir e se tornar um expert em botox. Clique no banner e saiba mais sobre cursos extensivos de toxina botulínica e preenchedores. [widgetkit id=”27″ name=”BANNER CURSO DE BOTOX TOXINA BOTULÍNICA E PREENCHIMENTO BÁSICO NEPUGA”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Farmácia Estética.