lucasO consumo de produtos voltados para a parte estética no Brasil cresce em média 10% ao ano. Hoje, o Brasil encontra­-se no ranking mundial como o 2º maior consumidor de cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos e na frente do Japão.

Mesmo com a crise econômica do último ano, 2015, essa indústria bateu recorde e cresceu 14,7%, com uma receita de R$ 24,97 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil (Abihpec).

Descontando a inflação no período, o crescimento foi de 11,8%. No caso de produtos manipulados, esses números acompanham o mercado de industrializados.

Independente da classe social, grande parte da população consume muito e tem “sede’’ de novidades no ramo de produtos voltados para beleza e saúde.

Nesse artigo, listo alguns motivos nos quais devemos optar por dermocosméticos manipulados.

1) Hoje qualquer profissional com formação ou na área de saúde, ou não (vizinhos, parentes, colegas de trabalho etc…), pode indicar um produto industrializado, seja ele um clareador facial, um produto antiaging e um produto para celulite. Mas será que eles conseguem manipular formulações de acordo com as reais necessidades de seus clientes?

2) Caso você queira utilizar substâncias novas no mercado, a indústria ‘’consegue’’ disponibilizar essas substâncias de imediato em seus produtos?

3) No caso da mídia versus o impacto nas prescrições. Somos bombardeados todos os dias em Facebook, Instagran, revistas e propagandas televisivas sobre substâncias que acabaram de ser lançadas no mercado. Como a busca incessante sobre um corpo ou rosto perfeito, você profissional de estética, vai ser em algum momento questionado sobre essas substâncias, por isso, mantenha-­se sempre informado e antenado nas novidades mundiais, mas com uma ressalva: Cuidado com tudo que você lê.

Empresas prometem rios e fundos sobre o ‘’novo’’ produto ou substância. Tenha sempre um senso crítico em tudo que sai no mercado, estude sempre…

4) Imagine o quão satisfeitos e perplexos seus clientes ficam quando você formula um produto especifico para cada um deles, para cada tipo de pele, para cada necessidade e idade.

Principais diferenciais da manipulação :

  • Tratamento individualizado.
  • Flexibilidade de dosagens.
  • Associação de diferentes princípios ativos.
  • Adequação dos veículos aos tipos de pele e aos tratamentos.
  • Utilização matérias ­primas inovadoras, não disponíveis na indústria.
  • Solução para falta de medicamentos industrializados no mercado.

MAS CUIDADO!!!

  • Zele pela origem, eficácia e segurança dos produtos que estão sendo utilizados e assim estará zelando pelo seu cliente e perpetuando seu nome no mercado;
  • O Cuidado com o professor pardal que há dentro de você!!!Ou Isso pode lhe custar muito caro,
  • O Não saia combinando substâncias sem que haja um estudo científico a respeito do assunto, não seja ingênuo;
  • O Fique atento aos acontecimentos no cenário onde você está inserido!!!!

Muitos alunos me questionam durante o módulo de Farmacologia: “Mas professor, como saber qual farmácia podemos confiar, como podemos saber sobre a procedência dos produtos manipulados?”

A resposta é simples: conheça a empresa, converse com o farmacêutico responsável, conheça os laboratórios dessa empresa, acompanhe o processo de manipulação.

A partir daí, você saberá em quem confiar e assim ter uma segurança maior sobre a qualidade dos produtos que indicará para seus clientes e até mesmo seus usos nas suas clínicas.

Lucas Bastos da Rocha ­ Diretor Técnico e farmacêutico da La Belle Farma Farmácia de Manipulação em Belo Horizonte, Minas Gerais e Professor da Nepuga do módulo de Farmacologia

 

 

 

 

 

 

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Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a farmácia estética é legítima, um direito do farmacêutico, do farmacêutico esteta, do graduando em farmácia e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.