Os hormônios sintéticos presentes nas pílulas anticoncepcionais causam um efeito devastador no cérebro das mulheres, além físicos e emocionais. Para confirmar essa tese, a revista Human Brain Mapping, publicou um recente estudo feito por especialistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Na ocasião, Nicole Peterson, responsável pela pesquisa, e sua equipe, recrutaram 90 mulheres, onde 44 usaram o controle de natalidade combinada e 46 mulheres que não usaram qualquer tipo de controle de natalidade, assim, poderiam comparar a espessura cortical da região do cérebro.

Córtex orbitofrontal lateral e posterior do córtex cingulado de mulheres que usam anticoncepcional oral são mais finos  

As pesquisas mostraram que as duas regiões principais do cérebro, o córtex orbitofrontal lateral e posterior do córtex cingulado, eram mais magros nas mulheres que usaram o método contraceptivo oral do que nas mulheres que não usaram.

A primeira região, o córtex orbitofrontal lateral é importante na regulação da emoção e tomada de decisões, e o córtex posterior cingulado está envolvido com os pensamentos.

Os cientistas ainda não determinaram se estas alterações neurológicas são permanentes, ou se eles só duram enquanto a mulher está tomando a pílula

Algumas mulheres podem desenvolver efeitos colaterais emocionais negativos com o uso da pílula anticoncepcional

“As mudanças no córtex orbitofrontal lateral, podem ser responsáveis pelo aumento da ansiedade e sintomas depressivos que algumas mulheres experimentam quando começam a tomar a pílula”, disse a pesquisadora Peterson, numa entrevista ao Jornal The Huffington Post.

Após analisarem o resultado da pesquisa, outros especialistas alertaram para a necessidade de avançar nos estudos, pois uma forma de contracepção química que é aceita e tem a capacidade de alterar a estrutura bruta do cérebro humano é motivo de muita preocupação.

Deixe aqui seu Comentário

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse trabalho observacional precisa ser analisado melhor, em questão dos viés que o envolve, para definir sua credibilidade. Seria interessante lê-lo na íntegra.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.