5 meios de pagamento que vão te ajudar a fidelizar clientes

Você sabia que investir em meios de pagamento modernos pode te ajudar a atrair mais clientes para sua clínica estética ou consultório? Isso porque, ao ter mais formas de pagar, mais opções o seu cliente terá para não desistir do tratamento, se sentindo mais seguro e confortável em finalizar a compra. Mais vantagens Os meios […]
meios de pagamento

Você sabia que investir em meios de pagamento modernos pode te ajudar a atrair mais clientes para sua clínica estética ou consultório?

Isso porque, ao ter mais formas de pagar, mais opções o seu cliente terá para não desistir do tratamento, se sentindo mais seguro e confortável em finalizar a compra.

Mais vantagens

Os meios de pagamento mais comuns – dinheiro, cartão ou boleto bancário – são os primeiros que vem à cabeça de qualquer profissional (e de alguns clientes também) ao pensar no quesito segurança. 

Entretanto, substituir o dinheiro em espécie é uma excelente maneira de impedir que você perca todos os seus lucros em um possível roubo ou assalto. 

Além disso, diversificar os meios de pagamento é uma excelente forma de diminuir casos de inadimplência em sua clínica, visto que os pacientes terão a oportunidade de escolher a melhor forma de concluir a transação.

E, uma vez satisfeitos, os clientes se sentirão mais seguros e dispostos a voltarem à sua clínica e realizarem outros procedimentos com você. 

Quais meios de pagamento usar?

Boleto bancário

Como profissional esteta, você já deve ter percebido que alguns de seus pacientes podem não estar familiarizados com meios de pagamento digitais ou modernos. Nesses casos, é recomendável que você tenha a opção de realizar o pagamento via boleto bancário. 

Além disso, oferecer descontos para clientes que escolham essa modalidade de pagamento e paguem até a data de vencimento, é uma boa opção para agradá-los. 

Cartão de débito ou crédito 

Os mais utilizados atualmente são os cartões. O cliente que opta por finalizar a compra com eles conta com duas opções: crédito ou débito.

A opção de débito é mais utilizada em pagamentos à vista e com um valor menor. É parecido com o pagamento de dinheiro em espécie: em pouco tempo, o valor já estará na sua conta.. 

Já o pagamento em crédito é feito em situações cujo valor é mais elevado e, portanto, será feito o parcelamento. A opção é bastante viável para quem tem a intenção de adquirir um pacote com vários procedimentos e com o valor mais alto.

Além disso, mantém a garantia de recebimento e diminui as possibilidades de inadimplência em seu estabelecimento. 

Os links de pagamento são opções interessantes para adotar em sua clínica, uma vez que facilitam bastante em transações de longa distância, pois os pacientes podem pagar pelo smartphone em qualquer lugar. 

São inúmeras as empresas que oferecem esse serviço como, por exemplo, PagSeguro, PayPal, SumUp, Moip e Iugu. Para gerar o link não é cobrado nada, entretanto, é cobrada uma pequena porcentagem sobre o valor da venda ao ser finalizada. 

Para implantar é simples: gere um link por meio da plataforma de uma provedora de pagamentos e compartilhe com seus clientes pelas redes sociais. 

Pagamento recorrente

Esse método é excelente para pacientes que vão realizar procedimentos em sua clínica com certa frequência por conta de pacotes de procedimentos, por exemplo. 

O processo é bem similar ao esquema de assinaturas de serviços de streaming. Em outras palavras, ao assinar o serviço, o valor passa a ser descontado automaticamente pelo cartão de crédito pelo tempo pré-determinado anteriormente. 

Se estiver interessado sobre esse modelo de cobrança, saiba que há empresas como a Avec, Vindi e Iagu que têm como foco a área estética. 

Para adotar essa opção de pagamento, é importante que seu consultório tenha um intermediador de pagamentos, que pode oferecer serviços que facilitam na gestão da cobrança recorrente como régua de cobrança personalizada e diversas opções de pagamento.

PIX

O pix é a novidade do momento. O sistema possibilita transferências instantâneas utilizando apenas um smartphone.

Para ter um aproveitamento melhor desse método de pagamento é bom colocar, em cima do balcão de recepção de forma que fique bastante visível, uma plaquinha ou folha de papel plastificada com um QR Code. 

Isso facilitará a finalização do pagamento já que não será necessário passar dados como CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone, entre outros.

Agora que você viu os benefícios e vantagens de ter diferentes meios de pagamento, conta pra gente nos comentários: quais dos métodos citados acima você disponibiliza em sua clínica? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Farmácia Estética.