Farmácia estética: veja como tratar cicatrizes

Há quem acredite que as cicatrizes contam a história de uma pessoa, mas e se essa marca se transformar em motivo de vergonha e baixa autoestima? Existem casos em que a cicatriz passa incomodar esteticamente o paciente, seja por estar localizada em um local aparente, ser muito grande ou até mesmo trazer uma lembrança ruim. […]
Farmácia Estética
Há quem acredite que as cicatrizes contam a história de uma pessoa, mas e se essa marca se transformar em motivo de vergonha e baixa autoestima? Existem casos em que a cicatriz passa incomodar esteticamente o paciente, seja por estar localizada em um local aparente, ser muito grande ou até mesmo trazer uma lembrança ruim. Assim, apesar de as cicatrizes ocorrerem através de um processo natural do organismo, a Farmácia Estética oferece diversos tratamentos minimamente invasivos com excelentes resultados para quem busca se livrar das marcas. Formadas a partir de lesões sofridas pela pele, os casos estéticos mais comuns são cicatrizes decorrentes de acnes severas, queimaduras, feridas traumáticas e cortes cirúrgicos e costumam incomodar. Além da diminuição da sensibilidade da pele, esse tipo de cicatriz também causa um impacto estético negativo, por isso veja as opções de tratamentos mais utilizados na Farmácia Estética.

O tratamento varia de acordo com o tipo de cicatriz

O processo de cicatrização é uma tentativa de proteger o corpo, assim ocorre a produção de colágeno na região envolvida para refazer o tecido lesado. Apesar de fechar o ferimento, a pele não se recupera 100%, então ficam as cicatrizes, que na maioria das vezes são discretas, mas também podem tomar formas exageradas, dependendo do tipo da cicatriz.
  • Cicatrizes atróficas
São as mais comuns e independem de fatores genéticos; aparecem por conta da perda de estruturas que dão apoio e firmeza à pele, como músculo e gordura, e em geral não causam tanto impacto estético. 
  • Cicatrizes hipertróficas
Surgem quando o corpo produz colágeno em quantidades anormais, o que faz com que a cicatriz fique com uma textura mais elevada em relação à pele que está ao redor, em geral são incomuns. A Dra. Stella Lobão, especialista em estética e docente no Nepuga/FAPUGA, alerta sobre o tipo de tratamento indicado em cada caso, “Alguns procedimentos, como o microagulhamento por exemplo, não são indicados para cicatrizes hipertróficas, já que a produção de colágeno já é em excesso e neste procedimento, o processo inflamatório causado pode piorar essa cicatriz. Por isso, os profissionais precisam se atentar à queixa de cada paciente e prescrever o tratamento que vai proporcionar o melhor resultado”. Para evitar que isso ocorra em pacientes geneticamente predispostos, é recomendado o uso de corticoides tópicos de alta potência, como clobetasol, halobetasol e dipropionato de betametasona, na forma de cremes ou pomadas, sujeito à avaliação do profissional da Farmácia Estética.

A Farmácia Estética no tratamento de acnes

Farmácia Estética - Cicatriz acne Uma das queixas mais frequentes quando se trata de cicatrizes na estética, são as marcas deixadas pelas acnes. Principalmente localizadas na região do rosto, esse tipo de cicatriz afeta a autoestima de homens e mulheres em diversas idades. No entanto, existem várias opções de tratamentos para cicatrizes de acne que devem ser recomendados e executados por um Farmacêutico Esteta devidamente habilitado. Mas para quem está procurando procedimentos eficazes, ou deseja incluir esse tipo de atendimento em sua clínica, fizemos um resumo sobre as opções mais indicadas.

Preenchimento cutâneo 

Geralmente o preenchimento é indicado nos casos em que as cicatrizes ‘desaparecem’ quando a pele é ¨esticada¨. O procedimento consiste em injetar substâncias abaixo da cicatriz, o que acaba suspendendo a superfície da pele e eliminando a depressão. Os preenchimentos podem ser temporários, como o ácido hialurônico (dura cerca de 1 ano) e são mais seguros, ou usando outros produtos como a toxina botulínica.

Peelings

Os Peelings Químicos oferecem o clareamento de manchas, melhora na textura e no aspecto da pele, promovendo uma aparência mais uniforme e saudável. Os ácidos usados nos procedimentos possuem uma concentração específica para cada fototipo, mesmo assim é necessário tomar alguns cuidados durante o tratamento para evitar complicações.

Microagulhamento 

O microagulhamento é uma técnica realizada por meio da perfuração da pele com microagulhas, que induzem a formação de colágeno e elastina e facilitando a permeação de ativos na epiderme e derme quando usamos substâncias específicas que auxiliam na reestruturação do colágeno. Assim, o microagulhamento pode ser usado como tratamento isolado através da estimulação, ou pode  funcionar como um potencializador de tratamentos.

Laser CO2 fracionado

O tratamento, que é ablativo, provoca uma queimadura na pele, e ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno. Além disso, consegue atingir diversas camadas da pele, nivelando sua estrutura e atenuando as cicatrizes causadas pela acne.  Esses são alguns dos procedimentos indicados no tratamento estético das cicatrizes de acne. Vale lembrar que a orientação de um profissional qualificado é indispensável, por isso a Farmácia Estética é uma das áreas que possui profissionais especializados com conhecimentos aprofundados e experiência nesse tipo de procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2012-2021. Portal da Farmácia Estética.