Como é o dia-a-dia de um Farmacêutico Esteta?

As áreas de atuação de um profissional da Farmácia Estética são diversas. Há quem opte por trabalhar como Responsável Técnico (RT) em clínicas particulares, como Farmacêutico Esteta em franquias, e até mesmo como empreendedor e RT em seus próprios consultórios. Mesmo com todas as variáveis que existem acerca do dia-a-dia de um Farmacêutico Esteta, alguns […]
Farmacêutico Esteta

As áreas de atuação de um profissional da Farmácia Estética são diversas. Há quem opte por trabalhar como Responsável Técnico (RT) em clínicas particulares, como Farmacêutico Esteta em franquias, e até mesmo como empreendedor e RT em seus próprios consultórios.

Mesmo com todas as variáveis que existem acerca do dia-a-dia de um Farmacêutico Esteta, alguns procedimentos e protocolos são quase que um padrão para esses profissionais.

Se você está ingressando na Farmácia Estética, ou quer conhecer um pouco mais sobre o dia-a-dia nessa profissão, confira um resumo com as principais práticas de um Farmacêutico Esteta!

Definição de procedimentos e estratégias para cada paciente

Antes de qualquer procedimento, o Farmacêutico Esteta deve realizar uma avaliação física do paciente. Assim, é possível identificar possíveis disfunções estéticas corporais, capilares, faciais e cutâneas, mas também avaliar o quadro de saúde como um todo.

A avaliação global do paciente, verifica as condições de saúde, contraindicações e possíveis sensibilidades à técnica de tratamento escolhida. Além disso, é sua responsabilidade acompanhar os efeitos do tratamento no pós-procedimento, bem como a evolução estética do paciente de acordo com os objetivos estabelecidos inicialmente.

Feita a avaliação completa com uma boa anamnese e TCI (Termo de Consentimento Informado) detalhado, os protocolos variam de acordo com a necessidade e queixa do paciente, cabendo ao profissional a indicação do melhor tratamento possível.

Recursos estéticos manuais na Farmácia Estética

Os recursos estéticos manuais são procedimentos que o Farmacêutico Esteta realiza sem precisar de nenhum aparelho, alguns exemplos são:

Drenagem Linfática Manual (DML): Utilizando movimentos específicos, a DML serve para abrir os vasos linfáticos e permitir que o excesso de fluido drene de volta para os nódulos linfáticos, o que ajuda a diminuir o inchaço do corpo;

Massagens terapêuticas: As diferentes técnicas aplicadas ajudam no bem-estar e relaxamento, mas também colaboram para a recuperação de problemas de saúde, como ferimentos e traumas.

Massagem modeladora: Consiste em técnicas de massagem com o intuito de reduzir gordura localizada.

Procedimentos com aparelhos

O Farmacêutico Esteta devidamente habilitado pelo CFF, pode e deve realizar procedimentos com o uso de aparelhos. Também chamados de procedimentos mecânicos, os seguintes procedimentos fazem parte do dia-a-dia na Farmácia Estética:

Carboxiterapia: Consiste na aplicação de gás carbônico com auxílio de agulhas conectadas a um aparelho. A técnica é muito versátil, podendo ser aplicada em diversos tratamentos, como de celulite, circulação, olheiras e estrias. 

Criolipólise: A técnica visa a redução de gordura, por meio do resfriamento da área em até -10ºC, destruindo moléculas e eliminando a gordura da região.

Eletroterapia: O procedimento utiliza uma corrente elétrica que atua na diminuição do inchaço, tratamento de flacidez, sinais de envelhecimento e bloqueio do crescimento de pelos.

Laserterapia: Consiste na irradiação por laser em áreas da pele para depilação, manchas, envelhecimento, flacidez e lesões vasculares.

Radiofrequência: Tratamento que utiliza a aplicação de radiação eletromagnética para estimular a produção de colágeno e ajudar no rejuvenescimento.

Peelings químicos e mecânicos: O peeling tem o objetivo melhorar as condições da pele, agindo na renovação celular. Assim, o Farmacêutico Esteta pode realizar tanto o peeling químico (aplicando de ácidos e cosméticos sobre a pele) quanto o mecânico (esfoliação feita com aparelho com uma ponta de cristal ou diamante).

Técnicas com o uso de agulhas

Também existem diversas técnicas e tratamentos em que o Farmacêutico Esteta faz o uso de agulhas, para muitos profissionais iniciantes, esses são os procedimentos que mais causam insegurança. No entanto, grande parte dessas técnicas são as mais procuradas no mercado.

Microagulhamento: Essa terapia visa realizar a indução de colágeno. Podendo ser realizada com uma caneta ou rolo de microagulhamento, esse é o principal dispositivo usado para terapia de rejuvenescimento da pele.

Preenchimentos dérmicos: Existem diversos tipos de preenchedores utilizados nesse procedimento, as aplicações tem o objetivo de diminuir rugas e sulcos na pele. Atualmente a mais utilizada é o ácido hialurônico, por ser biologicamente compatível, os preenchimentos previnem a formação de rugas e a falta de elasticidade da pele.

Toxina botulínica: O famoso “botox”. A toxina produzida pela bactéria a Clostridium Botulinum bloqueia temporariamente sinais que fazem os músculos se contraírem. Sua aplicação mais comum é para relaxar os músculos faciais que causam rugas na testa e olhos, pode ser usada como tratamento ou para prevenção.

Apesar da Farmácia Estética estar em constante expansão, estes são alguns dos procedimentos mais buscados e por isso fazem parte do dia-a-dia dos Farmacêuticos Estetas. Se você já atua na área, deixe aqui nos comentários qual técnica está sempre presente nos seus atendimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2012-2021. Portal da Farmácia Estética.