A área de estética e beleza para os profissionais ligados à saúde pode ser uma excelente opção para quem deseja abrir um negócio. Clínicas ou centros de estética oferecem serviços e tratamentos variados com excelentes resultados que conquistam cada vez mais homens e mulheres que se preocupam com uma boa apresentação pessoal.

Para aqueles que são empreendedores, que pertencem à área de estética e que buscam uma independência financeira, começar seu próprio negócio nessa área que está em franca ascensão pode ser uma grande sacada. No entanto, devem saber que, apesar de fazer parte de um mercado bastante aquecido, alguns pontos farão a diferença para o sucesso do negócio.

Confira como se tornar empreendedor na área de estética e beleza!

O que pode oferecer uma clínica ou centro de estética

Uma clínica de estética oferece ao público tratamentos variados ligados à estética e beleza feminina e masculina. Na verdade, trata-se de prestadores de serviços ligados a esta área.

Ao contrário das clínicas dermatológicas que cuidam de doenças e patologias de pele, uma clínica de estética sob a responsabilidade técnica de um farmacêutico esteta disponibiliza tratamentos para o público nas áreas de estética facial, estética corporal, emagrecimento, tricologia e metabolismo. Oferece tratamentos terapêuticos, de auto-estima ou melhoria estética visando não só a restauração da aparência da pele, mas também a saúde integral do cliente.

Clínicas de estética são voltadas para o público saudável que busca por mais saúde, beleza, auto-estima e prevenção, enquanto as clínicas dermatológicas cuidam de pacientes com doenças de pele como câncer de pele, psoríase, hanseníase, vitiligo, verrugas, DST, micoses, dermatites e entre outras.

As clínicas de estéticas contam hoje com novas tendências em tecnologia, tais como peelings, power-shape, botox, depilação a laser, entre outros que devem fazer parte dos serviços oferecidos pelo novo negócio.

Público alvo de uma clínica de estética

Na área de estética e beleza, o público alvo é basicamente feminino, apesar dos homens estarem cada vez mais focados em manter uma boa apresentação pessoal e já representarem uma parcela significativa nesse setor.

Após definir o público do futuro empreendimento, o próximo passo é pensar em tudo aquilo que seu negócio pretende oferecer, começando com um número mínimo de serviços, com a possibilidade de expansão.

Como montar uma clínica de estética?

Existem três formas básicas de como montar um negócio relacionado à estética e beleza. A escolha vai depender também de seu capital inicial para injetar no empreendimento. Confira quais são elas!

– Franquia – você investe no que já é conhecido no mercado. A franquia oferece todo um suporte, que vai desde gestão e fornecedores, até campanhas publicitárias de peso. Você deverá preencher os requisitos para manter um padrão de qualidade já estabelecido no mercado. Geralmente as franquias são fiscalizadas para que tudo se enquadre dentro do mínimo exigido.

– Comprar uma clínica ou centro de estética já estabelecido, com a possibilidade de já possuir uma clientela é uma outra alternativa a ser pensada.

– Montar uma clínica ou centro de estética começando do zero. Investindo capital em equipamentos e tudo mais necessário para iniciar o empreendimento.

Vantagens que a franquia oferece ao empreendedor

– Marca conhecida no mercado – já possui uma credibilidade por parte do público e dessa forma fica mais fácil fazer uma clientela. O franqueador dispõe de um cadastro financeiro já respeitado no mercado e o franqueado acaba se beneficiando com descontos e prazos mais longos, com condições especiais de pagamento.

– Maiores chances de sucesso –  o sistema de franquia oferece uma segurança maior ao franqueado do que se ele estivesse investindo seu dinheiro em um negócio novo, ainda não conhecido no mercado.

– Garantia de mercado – Uma vantagem muito grande do franqueado é a competitiva. Pois os serviços e produtos já foram devidamente testados e ainda conta com estratégias de venda passadas pelo franqueador.

– Economia de escala – os empreendedores que optam por franquias obtêm uma redução substancial em seus investimentos, visto que os custos são rateados com outros franqueados.

– Independência jurídica e financeira – os empreendedores franqueados não possuem autonomia total, porém possuem independência jurídica e financeira, com razão social própria, tendo responsabilidade individual desta empresa.

Desvantagens da franquia

A interdependência mútua é uma característica que faz parte da parceria de franqueador e franqueado e por conta disso muitas pessoas ainda resistem à ideia de franquia.

Cabe ao empreendedor decidir o que se encaixa mais ao seu projeto profissional. Vale a pena pesar os prós e contras de cada formato de empresa e escolher o melhor para seu negócio de estética e beleza.

Para saber mais sobre cursos e dicas sobre clínicas de estética, acesse o site do Nepuga Pós-graduação e Cursos e fique por dentro de tudo que envolve esta área!

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Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.