As clínicas de estética representam um investimento em ascensão no mercado da beleza e estética no Brasil. A procura pelos serviços é muito grande, visto que hoje as pessoas buscam sempre ser a melhor versão de si mesmas e investem o que podem no seu bem-estar.

Tratamentos como limpeza de pele, peeling, preenchimentos, massagens com aparelhos específicos e tratamentos estéticos avançados variados são alguns dos serviços que podem ser encontrados em uma clínica de estética. Profissionais especializados e qualificados das mais variadas especialidades ligados à beleza e à estética fazem parte do negócio, como biomédicos estetas, farmacêuticos esteticistas, enfermeiros dermatologistas, fisioterapeutas dermato-funcionais, nutricionistas estéticos, esteticistas, entre outros.

O que manda a Lei ao montar uma clínica de estética

Ao pensar em montar uma clínica de estética, a legislação exige um profissional graduado na área da saúde, especializado em pós-graduação reconhecida pelo MEC e habilitado pelo seu respectivo Conselho de Classe, para que assim, tal profissional da saúde possa responder sobre os procedimentos injetáveis e perfuro-cortantes, tais como: aplicação de botox, aplicação de preenchimentos faciais e labiais, aplicação de enzimas emagrecedoras, lasers e peelings de média potência que só podem ser feitos por biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos ou médicos especialistas em pele e metabolismo. Estas classes são as únicas autorizadas por meio de Resoluções e Pareces específicos dos seus respectivos Conselhos de Classe.

Outro cuidado muito importante ao ser tomado é quanto às normas da Vigilância Sanitária, que fiscaliza tudo que põe em risco à vida dos pacientes, como também se existem no local ambientes com potencial infeccioso. Portanto, os proprietários devem estar sempre atentos e informados quanto às normas da ANVISA no que se refere ao funcionamento de uma clínica de estética, como por exemplo, a RDC 50 em caso de haver procedimentos estéticos com o uso de injeções.

Controle de qualidade é fundamental para o sucesso do empreendimento

Um dos segredos do sucesso ao montar uma clínica de estética é quanto ao controle de qualidade dos serviços que a clínica oferece. Ela deve ser voltada para a qualidade total, em que os funcionários estejam envolvidos e conscientes de que devem desempenhar suas atividades da melhor forma possível.

Serviços e produtos que uma clínica de estética deve oferecer

A parte burocrática para abrir uma clínica de estética envolve relatar, na hora do registro, as atividades principais que constituem o foco da empresa. Por isso, é muito importante que seja feito um bom Plano de Negócios.

Os serviços oferecidos por clínicas de estética são basicamente tratamentos com botox, emagrecimento com injeções de enzimas lipolíticas, aplicação de preenchimento faciais e labiais, lasers estéticos de alta potência (CO2 ou Erbium) e peelings de média profundidade. Os profissionais que podem atuar são: biomédicos estetas, enfermeiros dermatologistas, farmacêuticos esteticistas e médicos dermatologistas.

Diferença entre Clínicas de Estética e Centros de Estética

A diferença entre clínicas de estética e centros de estética é que a clínica deve ter um profissional da saúde como Responsável Técnico (RT) e com sua habilitação emitida por algum dos Conselhos de Classes (CRBM, COREN, CRF e CRM). As clínicas de estética que recebem licença para realizar procedimentos como aplicação de injeções e/ou outras intervenções perfuro-cortantes só podem funcionar com Responsáveis Técnicos especialistas e habilitados.

Como anda o mercado para a Clínica de Estética

A maior vantagem de montar uma clínica de estética é que no Brasil é um dos mercados que mais cresce. O negócio inclui técnicas modernas de estética que vêm obtendo resultados satisfatórios e que, por isso, a cada ano ganha mais credibilidade por parte dos pacientes.

Outra vantagem é você poder optar por abrir um negócio seu ou uma franquia de alguma clínica já estabilizada no mercado. O empresário que optar por ela receberá um apoio gerencial que inclui desde as instalações até o sistema de marketing. Tudo é padronizado para que a franquia se mantenha no nível de qualidade desejado.

Público alvo

O público que procura os serviços de uma clínica de estética são na maioria mulheres, acima dos 25 anos de idade. São vaidosas e bem-sucedidas e buscam as vantagens de novas e modernas técnicas do setor de estética e beleza para se manterem sempre bonitas.

Necessário para a abertura da empresa

O local deverá preencher algumas exigências para esse tipo de negócio, como altura mínima de 2 metros entre as divisórias, paredes claras e lisas, assim como o chão e lavatórios e banheiros femininos e masculinos independentes.

As dependências devem ser separadas para tratamentos femininos e masculinos. Cada sala de atendimento não pode possuir menos do que 10 m². O investimento inicial vai depender do porte do negócio que deseja montar e o retorno começa a chegar a partir de dois anos de funcionamento.

Se organize estude sobre o assunto e só coloque seus planos em ação quando estiver tudo sob controle e já possua um bom capital para o investimento inicial.

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Fontes:

Sebrae
Biomedicina

RESOLUÇÃO CFBM N° 197, 21 DE FEVEREIRO DE 2011 RESOLUÇÃO CFBM Nº 200, 1º DE JULHO DE 2011 RESOLUÇÃO CFBM Nº 214, 10 DE ABRIL DE 2012 RESOLUÇÃO CFBM Nº 241, 29 DE MAIO DE 2014

Enfermagem

PARECER COFEN Nº 197, 26 DE SETEMBRO DE 2014

Farmácia

RESOLUÇÃO CFF N° 573, 22 DE MAIO DE 2013

Medicina

PARECER CFM N° 17/04

PARECER CFM N° 8/96

Lei 12.842/2013

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Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.