Coleta de saliva pode substituir exames de sangue no futuro

Coleta de saliva traz diversos benefícios
Pesquisas na área de instrumentalização analítica e análises clínicas apontaram que a coleta de saliva por substituir o tradicional exame de sangue no futuro. A obtenção de material por meio da saliva é uma opção menos invasiva e até o próprio paciente pode coletar uma amostra.
Para coletar a saliva é utilizado um dispositivo constituído por um tubo de plástico em formato de cone, com uma base inserida nesse tubo e um algodão. No laboratório, sua manipulação consiste basicamente em uma centrifugação, o que agiliza os procedimentos pré-analíticos.
A saliva obtida por meio deste dispositivo, é uma excelente matriz biológica e pode ser utilizada para identificar diversos dados como os níveis de:
- cortisol;
- di-hidrotestosterona (DHT);
- dehidroepiandrosterona (DHEA);
- androstenediona;
- progesterona;
- testosterona;
- estrona;
- estradiol;
- estriol;
- insulina;
- anticorpo IgA;
- estudos com DNA incluindo avaliações de SNP (single nucleotide polymorphism – polimorfismo de nucleotídeo único);
- toxicologia analítica (dosagens de álcool e outras drogas).
“Há estudos para utilizar o fluido oral e obter biomarcadores de doenças cardíacas, renais, autoimunes, infecciosas e diabetes”, explica o pós-doutor em toxicologia da USP, Marcelo Filonzi.
Laboratórios brasileiros já aderiram ao novo exame
O uso deste dispositivo já existe em alguns centros de diagnóstico, e a tendência é um aumento rápido de adesão, devido à confiabilidade dessa matriz biológica. Como os laboratórios clínicos, que pensando na praticidade e conforto dos seus pacientes, já estão aderindo a nova forma de coleta de material.
“Há exames que devem ser colhidos em momentos diferentes em um mesmo dia. Utilizando-se o fluído oral, o paciente pode retirar os dispositivos de coleta no laboratório, colher na casa dele e entregar no dia seguinte ou solicitar ao laboratório, caso esse tenha o serviço disponível, a retirada domiciliar dos materiais. É comum encontrarmos pessoas com muito medo e traumas de agulhas, idas ao hospital ou laboratório. A opção de coleta salivar minimiza esses desconfortos”, completa Filonzi.
Outro ponto positivo da coleta de saliva é que os exames laboratoriais poderão ser mais acessíveis e, consequentemente, haverá menos custos durante todo o processo, desde a coleta até a liberação dos resultados.
Gostou deste post? Leia também sobre: Farmácias agora estão habilitadas para realizar vacinação
Fonte: Vitae Editora
[widgetkit id=”34″ name=”BANNER CURSO DE EXAMES LABORATORIAIS NEPUGA”]
Veja mais Noticias
Barbie botox – o procedimento deve ser indicado ou evitado?
Morpheus: o novo queridinho da estética e uma oportunidade lucrativa
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
Deixe um comentário