CNS pede arquivamento do Ato Médico 2 à Câmara dos Deputados

O conselho publicou recomendação contra o Ato Médico 2 no dia 12 de abril de 2019 Ganhando cada vez mais abrangência, a manifestação contra o Ato Médico 2 ganhou um potente aliado. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou recomendação à Câmara dos Deputados, pedindo o arquivamento do PL 6126/2013. E os argumentos usados pelo […]
CNS Ato Médico 2

O conselho publicou recomendação contra o Ato Médico 2 no dia 12 de abril de 2019

Ganhando cada vez mais abrangência, a manifestação contra o Ato Médico 2 ganhou um potente aliado. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou recomendação à Câmara dos Deputados, pedindo o arquivamento do PL 6126/2013. E os argumentos usados pelo CNS são os melhores! Tal manifesto foi feito fundamentado na necessidade da valorização das equipes multidisciplinares e interprofissionais, no esforço dos profissionais, assim como na garantia do direito humano à saúde. Baixe aqui a Recomendação n° 21 do CNS.

Outro ponto importante mostrado pelo CNS na Recomendação apresentada, é a enorme critica feita por parte da sociedade civil ao Ato Médico 2. Eles enfatizam que o PL é um RETROCESSO.

Considerando que o PL nº 6.126/2013 foi alvo de inúmeras críticas de toda a sociedade civil, já que propõe um retrocesso aos avanços já alcançados na ação das equipes multidisciplinares por centralizar a categoria médica em diversos procedimentos como o diagnósticos de doenças, assistência ventilatória mecânica ao paciente, biópsias e citologia, procedimentos invasivos, bem como na direção e chefiadas unidades de saúde, o que cria disparidades reforça desigualdades já existentes.

Ato Médico 2 x Farmacêuticos

A tramitação do Ato Médico 2 foi retomada em 04 de maio de 2019, quando foi designado um novo relator,  o médico e Dep. Hiran Gonçalves (PP-RR).. Mesmo com toda a manifestação já feita por diversos conselhos, o Ato Médico 2 continua em andamento e sua última atualização, de acordo com o site oficial da Câmara dos Deputados, foi nesta semana, mais precisamente no dia 24 de abril.

Na última atualização é informado que a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou um requerimento dos deputados Alexandre Padilha e Erika Kokay que requer a realização de seminário para discutir o Projeto de Lei n° 6.126/13, que “Altera a Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, que dispõe sobre o exercício da Medicina”.

O documento também ressalta a aprovação do requerimento do Dep. Pastor Sargento Isidório que requer realização de Audiência Pública para discussão do PL 6.126/2013, que propõe alterações na Lei nº 12.842/2013, que trata da Regulamentação da Medicina.

Contra os farmacêuticos e farmacêuticos estetas, a medicina tem interesse nos procedimentos invasivos. Como as outras profissões da saúde estão pleiteando e executando funções minimamente invasivas, os médicos estão com essa demanda de tentar cercear este direito, até porque é uma fatia do mercado que a medicina nunca explorou.

A medicina quer impedir na canetada as demais classes da área da saúde estética de exercerem.

Ou seja, mesmo com o apelo de instituições governamentais ligadas à saúde pública, como o CNS, os médicos continuam insistindo em uma guerra contra todas as demais classes da saúde para conquistar total domínio de tudo! Perante a estes fatos, não podemos nos calar. Movimentar as redes sociais, espalhar notícias, mostrar que estamos de olho é essencial. Você pode acompanhar a tramitação do Ato Médico 2 em tempo real pelo site da Câmara dos Deputados. Leia também: Ato Médico 2 pode limitar atuação dos Farmacêuticos

CRF-SP contra o Ato Médico 2

Grandes conselhos de saúde já se manifestaram contra o PL, e um deles é o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Todos sabem que a Farmácia trava uma grande luta contra a classe médica.

O Ato Médico 2 prejudica a atuação destes profissionais na Saúde Estética e também na prescrição farmacêutica, já que atualmente o farmacêutico também pode prescrever medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica.

Todos contra o Ato Médico 2

Os vetos realizados pelo Governo, à época, na Lei do Ato Médico, já indica o quão importante é a pluralidade das profissões. Ali ficou claro que as equipes multiprofissionais merecem seu espaço e que a medicina não pode monopolizar a saúde. Voltar a discutir o Ato Médico 2 é desrespeitar nossos profissionais e também o povo brasileiro. Um enorme retrocesso.

Vamos continuar mostrando a nossa força nas redes sociais, nas ruas e também na enquete da Câmara dos Deputados. VOTE CONTRA ESTA BARBARIDADE!

Chamem os amigos, familiares e vamos todos votar CONTRA o Ato Médico 2!

=> Clique aqui e vote CONTRA o Ato Médico 2 <=

“Discordo Totalmente”

O Ato Médico 2 precisa ser arquivado. Se você concorda, deixe seu comentário, vamos nos indignar! #JuntosSomosMaisFortes e unidos seremos invencíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2012-2021. Portal da Farmácia Estética.