O Conselho Federal de Farmácia divulgou nesta sexta-feira (31/01/20) uma noticía sobre a regulamentação do farmacêutico na Ozonioterapia.

A resolução em si deve ser publicada na próxima semana. Enquanto isso, o CFF disse que a resolução que reconhece a atuação do farmacêutico está aprovada e, dessa forma, a Ozonioterapia se torna mais do que uma prática integrativa para o profissional exercer, mas também uma especialização.

A ozonioterapia utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. É utilizada no tratamento de um amplo número de problemas de saúde e disfunções estéticas. O ozônio em baixas concentrações desempenha funções importantes dentro da célula, com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, de modulação do estresse oxidativo, da melhora da circulação periférica e da oxigenação e ativação do sistema imunológico.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, ressaltou que a resolução amplia o já abrangente número de atividades farmacêuticas regulamentadas pelo Conselho e isso significa mais opções de trabalho para os farmacêuticos e mais segurança para a população que se beneficiará desses serviços.

“Essa é 136ª especialidade farmacêutica regulamentada pelo CFF em dez áreas de atuação. Nosso próximo passo será organizar um curso de formação para aqueles que queiram se habilitar e atuar na ozonioterapia”.

O farmacêutico habilitado poderá assumir responsabilidade técnica por estabelecimento farmacêutico que realizar esta prática. Entre outras atribuições, a resolução permite que o farmacêutico realize a consulta e anamnese farmacêutica, para avaliar sinais e sintomas, identificar as necessidades do paciente e realizar a prescrição farmacêutica em ozonioterapia.

O profissional também poderá, entre outras atividades, escalonar as doses de ozônio medicinal a serem utilizadas e a via adequada de acordo com a avaliação das necessidades do paciente e aplicar o ozônio medicinal de maneira isolada ou em combinação, para uso clínico ou estético.

Na proxima semana a resolução na íntegra deve ser publicada, para que o profissional possa ver os requisitos necessários para se especializar.

Fonte: Comunicação do CFF

Curso Ozonioterapia Nepuga

Deixe aqui seu Comentário

3 COMENTÁRIOS

  1. Posso ser farmacêutica e ser terapeuta em ozonio? E caso eu faça uma pós graduacnao em terapias complementares e nela conste a disciplina de ozonio, o conselho de farmácia reconhecerá?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.