Vocês sabiam que a quantidade necessária de horas de sono varia de pessoa para pessoa? Entenda como isso pode influenciar no seu dia a dia

Uma boa noite de sono renova as energias, fortalece o sistema imunológico, reduz o estresse, aumenta nossa capacidade de atenção, melhora a memória e raciocínio, controla o apetite, ajuda o corpo a se recuperar de doenças, traumas e cirurgias, além de fazer muito bem para a pele.

Quais as consequências quando não dormimos bem?

Pessoas que sofrem de insônia ou com má qualidade de sono são mais propensas a desenvolver diversos tipos de problemas de saúde, principalmente psiquiátricos.

Elas ficam comprometidas na habilidade para realizar qualquer atividade que envolva diretamente a memória (como raciocínio lógico, lembranças e aprendizagem), são mais cansadas fisicamente, menos produtivas, tem um risco maior de sofrer acidentes e de adquirir  problemas de relacionamento com familiares, colegas de trabalho e amigos.

Na pele, encurtar o repouso significa rugas, falta de viçosidade, olheiras e manchas, pois o corpo libera mais cortisol, um dos hormônios do estresse, que em excesso, inibe a produção de colágeno.

Durante o sono há produção e liberação de hormônios em nosso corpo como o do crescimento, cuja a carência facilita o acumulo de gordura, enfraquecem os ossos e deixa os músculos flácidos.

bons sonhos

Medicamento nem sempre será o melhor caminho para que tenha uma boa noite de sono, ok? Quando seguimos uma vida saudável, temos um organismo equilibrado que nos ajuda a desenvolver mais e melhor a melatonina, hormônio do sono que regula o relógio biológico e pode prevenir doenças.

Quando bem administrado o sono se torna um excelente aliado ao nosso organismo

São tantos benefícios que pontuar item por item fica difícil. Numa visão geral, podemos afirmar que o sono também é essencial quando falamos em envelhecimento saudável e ele existe por três motivos: poupar energia, conservar o corpo e estabilizar a memória!

As pessoas têm desenvolvido o interesse de uma vida com mais saúde e qualidade. Orientá-las para uma mudança de hábito e métodos de prevenção, fará com que tenham um bom envelhecimento, ou seja, uma velhice sem doenças e/ou problemas graves.

Dicas para uma boa noite de sono

  • Nicotina, cafeína e álcool são considerados “venenos” para nosso sono. Evite-os por pelo menos 4 horas antes de ir para cama.
  • Mantenha uma rotina no seu sono. Vá para a cama sempre no mesmo horário e tente manter essa rotina também nos fins de semana.
  • Se não conseguir dormir em 30 minutos, não fique se virando na cama. Isso irá agitá-lo. Levante-se e procure uma atividade relaxante, como uma boa leitura.
  • Evite fazer anotações, assistir TV e fazer leituras na cama.
  • Banho morno estimula a bioquímica do sono.
  • Não vá para cama com fome.
  • Escureça tudo. Normalmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros.
  • Pratique atividades físicas (lembrando que nunca devem ser feitas antes de dormir.
  • Diminua o ritmo ao final do dia. Deixe o estresse fora do quarto e longe da cama.

Pós Graduação Longevidade Saudável e Práticas Integrativas

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