Skip to main content

Como está o mercado da farmácia estética no Brasil

Brasil um país tropical, abençoado com praias maravilhosas e muita gente bonita. Gente que se preocupa com a beleza e com o bem-estar. É esse cenário que proporciona ao país o status de 3º maior mercado de estética do mundo. No ano de 2014, mesmo com a economia praticamente estagnada e com a queda de […]
Editor
19 março, 2015

Brasil um país tropical, abençoado com praias maravilhosas e muita gente bonita. Gente que se preocupa com a beleza e com o bem-estar. É esse cenário que proporciona ao país o status de 3º maior mercado de estética do mundo. No ano de 2014, mesmo com a economia praticamente estagnada e com a queda de algumas de suas áreas, o mercado brasileiro de estética cresceu muito.

Como está o mercado de estética no Brasil para o farmacêutico?

No ranking de beleza e da cosmética, o país ocupa o 3º lugar atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Comprovando, mais uma vez, que beleza é o nosso negócio. Além dos fatores culturais, o fenômeno que vem contribuindo para maiores gastos com tratamentos e produtos estéticos é o aumento de poder aquisitivo da classe C. Esse novo consumidor não se importa em gastar para ficar na moda e se sentindo bem consigo mesmo.

A procura pelos tratamento estéticos é praticamente toda de mulheres e ainda vai se desenvolver muito nos próximos anos. O número aproximado de farmacêuticos estetas no país é crescente. Investir na carreira também se tornou importante e necessária num ramo em que as técnicas, formulações cosmiátricas e equipamentos se renovam rapidamente. Esse crescente interesse fez com que cursos técnicos com duração de aproximadamente 1 ano e meio surgissem em todo o país.

A especialidade de farmácia estética foi regulamentada 22 de maio de 2013 e desde então o rigor sobre os profissionais farmacêuticos que atuam com estética tem sido mais severo, pois este profissional, por lidar com o corpo de pessoas e com sua imagem, precisa ter noções de dermatologia e anatomia, além de treinar e ter prática para realizar procedimentos eficazes e seguros.

As mulheres encaram os tratamentos como um momento de lazer, é o tempo que investem para se sentir bem e elevar a autoestima. Os homens também estão virando adeptos dos rituais estéticos e deixando de lado os preconceitos. Tratamentos para rugas de expressão, redução abdominal, limpeza de pele e procedimentos químicos são os mais realizados por esse público. Surgem, também, cursos de especialização para estética masculina.

Os tratamentos mais buscados pelo público em geral são redução de gordura localizada (celulite e flacidez) e tratamentos faciais para a pele. O verão é a época mais procurada devido às altas temperaturas e exposição do corpo. Segundo a Associação Brasileira de Estética e Saúde Complementar, os meses que mais rendem lucros no setor são novembro, dezembro e janeiro.

Alguns dos serviços mais procurados nesse mercado incluem:

  • Técnicas de relaxamento aliadas à estética devido ao aumento de estresse e desgastes sofridos pelos moradores de grandes cidades.
  • Rejuvenescimento facial (peelings e preenchimentos)
  • Remoção de pelos com aparelhos de laser
  • Técnicas para reduzir celulite e modelar o corpo

Quem pensa em investir no mercado deve entender que ele é promissor, mas exige diversos cuidados e investimentos em relação ao local, à manutenção dos equipamentos e, principalmente, à contratação de profissionais qualificados.

Está pensando em se especializar em farmácia estética? Então entre em contato com a gente e saiba como!

Editor
Administrador
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *