Está pensando em abrir um novo negócio? Com o crescimento da busca por cuidados com o bem estar e a aparência, os SPAs têm se tornado uma boa oportunidade de investimento. Saiba quais são os principais serviços oferecidos e o que é importante saber antes de abrir o seu próprio SPA.

Tipos de serviços oferecidos

As pessoas buscam os SPAs por diferentes motivos. Algumas desejam emagrecer e cuidar da aparência. Enquanto outras querem apenas se dedicar ao próprio bem estar ou estão em busca de um momento especial para se desligar da rotina agitada. Isso faz com que os serviços sejam bastante diversificados para atender às diferentes demandas dos clientes.

– Estética: os tratamentos estéticos são procurados pelas pessoas que querem cuidar e melhorar a aparência. Dentre os mais comuns estão os serviços de drenagem linfática, hidratação de pés e mãos, limpeza de pele, banho de lua, peeling, cuidados para o cabelo e massagem esfoliante facial e corporal.

– Bem estar: além dos tratamentos estéticos, o oferecimento de serviços ligados ao bem estar e os tratamentos para relaxar tem crescido muito nos SPAs, principalmente, nos grandes centros urbanos. Os SPAs oferecem desde as conhecidas massagens relaxantes até banhos de ofurô com óleos essenciais, aromaterapia, acupuntura, reflexologia e shiatsu.

– SPA Day: são pacotes especiais de tratamentos estéticos e tratamentos para relaxar a mente e o corpo. Geralmente, incluem até as refeições que contam com um cardápio leve e saudável. Além dos pacotes individuais, há também estabelecimentos que oferecem pacotes para casais e até para o dia da noiva.

Para abrir um SPA

Até um tempo atrás era comum encontrar SPAs em lugares mais afastados, onde o clima de contato com a natureza se fazia presente. No entanto, com o aumento da procura por tratamentos estéticos e de relaxamento, os SPAs começaram a ser espalhar nos centros urbanos. Os maiores consumidores desses serviços fazem parte da classe A e B, o que faz com que os bairros residenciais onde se concentram esses consumidores sejam os mais indicados para abrir o negócio. Ainda que o valor do aluguel de um ponto comercial em um bairro nobre seja de 20% a 50% mais alto do que em um bairro de classe média, estar próximo dos consumidores é fundamental.

A estrutura necessária e o tamanho de um SPA dependem dos serviços que serão oferecidos, mas alguns detalhes valem para todos. Muitos tratamentos estéticos e de relaxamento trabalham com água e são feitos em salas com banheira. Para isso, os ambientes precisam ter pisos capazes de suportar a umidade. Apesar de encarecer o investimento, a decoração é outro aspecto importante na ambientação de um SPA. Por ser um local de relaxamento, a decoração precisa criar um ambiente aconchegante e confortável. O uso de cores claras como bege e verde claro colabora para a tranquilidade do ambiente.

Ser referência em uma especialidade

É comum encontrar SPAs que oferecem todos os serviços possíveis de estética, relaxamento, emagrecimento, cuidados especiais com a pele, tratamentos a laser, entre outros. O grande problema de um SPA que oferece uma linha de serviços demasiadamente ampla é acabar não ganhando destaque em nenhuma especialidade. Ao abrir um SPA, geralmente se tem a ideia de que o melhor a se fazer é oferecer o máximo de opções para os clientes, mas saiba que esse pensamento pode acabar sendo um tiro no pé.

O ideal é que o estabelecimento seja referência em uma especialidade. Para que o SPA ganhe credibilidade e visibilidade é preciso eleger um tipo de tratamento que será o carro chefe. Os clientes costumam procurar locais especializados e reconhecidos por oferecer o tratamento que ele deseja.

Por isso, contar com profissionais bem qualificados para atender os clientes também é algo essencial para o sucesso do negócio. Para tornar-se referência em um tipo de tratamento estético, um SPA precisa de profissionais com experiência e devidamente capacitados para exercer o trabalho da melhor forma possível. Em institutos especializados no ramo como o Instituto Nepuga é possível encontrar uma grande variedade de cursos de estética e até mesmo de pós-graduações na área.

O que achou do nosso post? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.