Melatonina poderá ser comercializada por farmácias de manipulação no Brasil

A justiça federal em decisão de tutela antecipada determinou que Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize a importação e comercialização do insumo farmacêutico Melatonina, destinada à manipulação de medicamentos, desde que cumpridos todos os requisitos legais de importação da substância.
Agora as farmácias de manipulação podem trabalhar com a melatonina. Antes a substância não tinha sua importação liberada e por isso era difícil encontrá-la de forma legal.
A melatonina atua em diversos processos fisiológicos do nosso organismo. O hormônio é um grande auxiliar do sistema imune, operando sobre os linfócitos e citocinas. Apresenta também atividade anti-inflamatória, pois inibe as prostaglandinas e regula a enzima COX-2, e atividade antioxidante, controlando agentes pró-oxidantes que participam da produção de óxido nítrico e das lipoxigenases.
Mas, sem dúvida, a função mais notória da melatonina é a de regular o ritmo biológico. Pode-se dizer que ela consegue traduzir ao nosso corpo a informação de que “a noite já chegou’’.
É a presença da melatonina que torna o processo digestório mais lento, promove a queda da temperatura corporal e da pressão sanguínea durante o período noturno.
O consumo da melatonina sintética, isto é, seu uso como suplemento, tem se popularizado especialmente pelo fato de muitos estudos comprovarem seus benefícios contra várias doenças.
“Em breve, os prescritores de todo o Brasil serão atualizados cientificamente sobre os estudos científicos relacionados a aplicação terapêutica deste suplemento alimentar tão difundido mundialmente através dos papers destinados a atualização médica que serão fornecidos pela empresa da atualização médico/farmacêutico Pharmaceutical Consultoria através das farmácias de manipulação que possuem assinatura mensal de atualização científica”, salienta Marlon Barg, diretor técnico da empresa Pharmaceutical.
FONTE – Pharmaceutical Consultoria.
Veja mais Noticias
Vitória para fisioterapeutas dermatofuncionais: novo reconhecimento do COFFITO pelo direito à administração de injetáveis
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
Deixe um comentário