Farmacêutico –  Você sabia que o Conselho Federal de Farmácia disponibiliza modelos de formulários com a finalidade de documentar a prestação de serviços clínicos?

Para contribuir pela disseminação de conhecimento e desenvolvimento de habilidades voltadas ao serviços exercidos pelo farmacêutico, o Conselho Federal de Farmácia implantou o “Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde”, o Profar. Uma das primeiras ações do Profar foi disponibilizar, desde o início de 2015, modelos da documentação necessária ao processo de […]
Para contribuir pela disseminação de conhecimento e desenvolvimento de habilidades voltadas ao serviços exercidos pelo farmacêutico, o Conselho Federal de Farmácia implantou o “Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde”, o Profar. Uma das primeiras ações do Profar foi disponibilizar, desde o início de 2015, modelos da documentação necessária ao processo de cuidado do paciente, o prontuário. Os modelos apresentados pelo CFF têm como objetivo padronizar ações entre os farmacêuticos com atuação clínica. Para isso, o Conselho elaborou modelos de prontuário do paciente, desde a redação da prescrição ao encaminhamento a outros profissionais da saúde. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, a documentação deve ser realizada em prontuário próprio para cada paciente, organizado de forma a manter o registro de atendimentos ou seja, a história farmacoterapêutica e clínica do paciente. Uma das formas mais comuns de registro, adotada por diferentes profissionais da saúde, é o modelo SOAP, do inglês – Subjective, Objetictive, AssessmentPlan, que organiza as informações em dados subjetivos (S), objetivos (O), avaliação (A) e plano (P). O Conselho Federal de Farmácia apresenta um modelo que permite a organização das informações dos pacientes e o registro de evolução. O modelo do prontuário e o modelo como devem ser preenchidos encontram-se no site do CFF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2012-2021. Portal da Farmácia Estética.