Nos últimos anos, o perfil de atuação do farmacêutico dentro das farmácias vem se modificando cada vez mais. É claro que eles são os responsáveis pelo controle dos medicamentos vendidos e o acesso correto pelos pacientes, porém, mais do que isso, eles têm realizado cada vez mais um atendimento de orientação de uso de dermocosméticos e nutricosméticos ainda dentro das farmácia. Diante disso, surgiu a nova especialização? Farmacêutico esteta.

O que é de competência do farmacêutico esteta?

O campo de atuação do farmacêutico na esteta vem sendo delimitado há alguns anos. O Conselho Federal de Farmácia já reconhece a farmácia estética como área legítima de atuação do farmacêutico, que hoje é respaldado pela Resolução 616/2015.

Ou seja, desde que o farmacêutico percebeu que ele pode atuar no atendimento direto de pacientes, o campo da estética se tornou um dos mais promissores e mais procurados.

E de acordo com a Resolução, o farmacêutico esteta hoje pode atuar com:

  1. Cosmetoterapia;
  2. Eletroterapia;
  3. Iontoforese;
  4. Laserterapia;
  5. Luz intensa pulsada;
  6. Peelings químicos e mecânicos;
  7. Radiofrequência estética;
  8. Sonoforese;
  9. Toxina botulínica;
  10. Preenchimento dérmico;
  11. Carboxiterapia;
  12. Intradermoterapia / mesoterapia;
  13. Agulhamento e microagulhamento estético;
  14. Criolipólise;

A pós-graduação para o farmacêutico esteta

Para ter experiência e conhecimento teórico/prático, a farmácia estética vem capacitar e suprir essa necessidade para o farmacêutico que deseja atuar na área.

Dentro da especialização, o profissional consegue conquistar a vivência necessária para que ele saia seguro para atuar.

Outra forma de ganhar essa segurança, principalmente com os procedimentos injetáveis, é realizar cursos livres na área em que deseja atuar.

Portanto, atualizar-se será uma constante em sua vida. Você deve ter em mente que a atualização vai lhe permitir:

  • Saber quais são as técnicas mais recentes usadas em procedimentos
  • Quais são os melhores protocolos do momento
  • Como aliar protocolos, combiná-los e ter melhores resultados
  • Como está o mercado da estética

A possibilidade de ser Responsável Técnico em clínicas de estética

Com um curso de especialização em estética, como a pós-graduação, o farmacêutico consegue atuar como RT de clínicas.

Logo, duas possibilidades se abrem: a de ser o RT de uma clínica de algum colega, ou a de ser o RT de sua própria clínica, abrindo seu próprio neogótico.

A vontade de atuar em consultórios é quase unânime entre os farmacêuticos estetas e é o primeiro passo de quem se especializa.

Posteriormente, montar uma clínica completa, com diversos atendimentos, um universo multidisciplinar para os pacientes é o sonho de quem ingressa nessa área.

Os ganhos promissores para o farmacêutico esteta

Segundo levantamento da Catho, o salário para um farmacêutico em regime integral de trabalho é de R$ 2,7 mil. Ou seja, com a atuação na estética, você pode faturar esse valor em um dia de atendimento em seu consultório, se trabalhar com intradermoterapia e aplicação de toxina botulínica, por exemplo.

É claro que esses são apenas dois procedimentos, perto da vasta gama do que o farmacêutico esteta pode fornecer ao paciente.

A área dá oportunidade para o profissional ganhar até 15 vezes mais do que ganharia atuando atrás de um balcão durante todo o dia.

Outra vantagem dessa especialização são os horários mais flexíveis, fugindo dos temidos plantões de feriados e finais de semana das farmácias.

Essa flexibilidade de horários para se trabalhar dá ao farmacêutico ou farmacêutica melhor qualidade de vida, tempo para se ficar com a família ou com amigos.

Deixe aqui seu Comentário

2 COMENTÁRIOS

  1. boa noite…..preciso saber, se possível, como, onde e quando, poderia realizar um curso de Esteta. Sou
    farmaceutico e bioqímico,,,, na minha região todos comentam sobre os resultados destas técnicas.
    SEM MAIS, UM FORTE ABRAÇO DO COEGA
    DR. RONALD LENZ PEREIRA
    CRF.RS 2141

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.