Farmacêutico esteta: por que fazer a especialização

Nos últimos anos, o perfil de atuação do farmacêutico dentro das farmácias vem se modificando cada vez mais. É claro que eles são os responsáveis pelo controle dos medicamentos vendidos e o acesso correto pelos pacientes, porém, mais do que isso, eles têm realizado cada vez mais um atendimento de orientação de uso de dermocosméticos […]
Farmacêutico esteta: por que fazer a especialização
Nos últimos anos, o perfil de atuação do farmacêutico dentro das farmácias vem se modificando cada vez mais. É claro que eles são os responsáveis pelo controle dos medicamentos vendidos e o acesso correto pelos pacientes, porém, mais do que isso, eles têm realizado cada vez mais um atendimento de orientação de uso de dermocosméticos e nutricosméticos ainda dentro das farmácia. Diante disso, surgiu a nova especialização? Farmacêutico esteta.

O que é de competência do farmacêutico esteta?

O campo de atuação do farmacêutico na esteta vem sendo delimitado há alguns anos. O Conselho Federal de Farmácia já reconhece a farmácia estética como área legítima de atuação do farmacêutico, que hoje é respaldado pela Resolução 616/2015. Ou seja, desde que o farmacêutico percebeu que ele pode atuar no atendimento direto de pacientes, o campo da estética se tornou um dos mais promissores e mais procurados. E de acordo com a Resolução, o farmacêutico esteta hoje pode atuar com:
  1. Cosmetoterapia;
  2. Eletroterapia;
  3. Iontoforese;
  4. Laserterapia;
  5. Luz intensa pulsada;
  6. Peelings químicos e mecânicos;
  7. Radiofrequência estética;
  8. Sonoforese;
  9. Toxina botulínica;
  10. Preenchimento dérmico;
  11. Carboxiterapia;
  12. Intradermoterapia / mesoterapia;
  13. Agulhamento e microagulhamento estético;
  14. Criolipólise;

A pós-graduação para o farmacêutico esteta

Para ter experiência e conhecimento teórico/prático, a farmácia estética vem capacitar e suprir essa necessidade para o farmacêutico que deseja atuar na área. Dentro da especialização, o profissional consegue conquistar a vivência necessária para que ele saia seguro para atuar. Outra forma de ganhar essa segurança, principalmente com os procedimentos injetáveis, é realizar cursos livres na área em que deseja atuar. Portanto, atualizar-se será uma constante em sua vida. Você deve ter em mente que a atualização vai lhe permitir:
  • Saber quais são as técnicas mais recentes usadas em procedimentos
  • Quais são os melhores protocolos do momento
  • Como aliar protocolos, combiná-los e ter melhores resultados
  • Como está o mercado da estética

A possibilidade de ser Responsável Técnico em clínicas de estética

Com um curso de especialização em estética, como a pós-graduação, o farmacêutico consegue atuar como RT de clínicas. Logo, duas possibilidades se abrem: a de ser o RT de uma clínica de algum colega, ou a de ser o RT de sua própria clínica, abrindo seu próprio neogótico. A vontade de atuar em consultórios é quase unânime entre os farmacêuticos estetas e é o primeiro passo de quem se especializa. Posteriormente, montar uma clínica completa, com diversos atendimentos, um universo multidisciplinar para os pacientes é o sonho de quem ingressa nessa área.

Os ganhos promissores para o farmacêutico esteta

Segundo levantamento da Catho, o salário para um farmacêutico em regime integral de trabalho é de R$ 2,7 mil. Ou seja, com a atuação na estética, você pode faturar esse valor em um dia de atendimento em seu consultório, se trabalhar com intradermoterapia e aplicação de toxina botulínica, por exemplo. É claro que esses são apenas dois procedimentos, perto da vasta gama do que o farmacêutico esteta pode fornecer ao paciente. A área dá oportunidade para o profissional ganhar até 15 vezes mais do que ganharia atuando atrás de um balcão durante todo o dia. Outra vantagem dessa especialização são os horários mais flexíveis, fugindo dos temidos plantões de feriados e finais de semana das farmácias. Essa flexibilidade de horários para se trabalhar dá ao farmacêutico ou farmacêutica melhor qualidade de vida, tempo para se ficar com a família ou com amigos. [widgetkit id=”11″ name=”BANNER PÓS-GRADUAÇÃO FARMÁCIA ESTÉTICA”]

Comentário (4)

  • boa noite…..preciso saber, se possível, como, onde e quando, poderia realizar um curso de Esteta. Sou
    farmaceutico e bioqímico,,,, na minha região todos comentam sobre os resultados destas técnicas.
    SEM MAIS, UM FORTE ABRAÇO DO COEGA
    DR. RONALD LENZ PEREIRA
    CRF.RS 2141

  • bom dia! gostaria de saber se posso ser responsavel técnica de drogaria de dia e assumir responsabilidade técnica em clinica de estética (farmaceutica esteta) a noite. Ao meu ver, não haveria impedimentos…
    mas e se durante o dia a clínica tiver funcionamento com a parceria de uma esteticista para apenas massagens?

    • Olá Emily, o Farmacêutico Esteta pode ser RT em mais de um local, mas no caso da clínica funcionar para massagens é preciso verificar como ficaria o alvará do estabelecimento, já que as exigências para atendimento de uma esteticista e de uma Farmacêutica Esteta são diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2012-2021. Portal da Farmácia Estética.