Essa época do ano, a chuva é o que menos se encontra por aí, não é mesmo? A falta de umidade deixa o ar extremamente seco e afeta diretamente a vida das pessoas, que ficam mais vulneráveis à doenças

Em tempos de clima seco, as queixas são constantes, já que organismo sente a mudança do clima, e muitas pessoas não sabem muito bem o que fazer para aliviar os males do tempo seco. Por isso, confira algumas dicas que vão lhe ajudar e muito neste quesito.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a umidade do ar esteja em torno de 60% para que os problemas de saúde, principalmente os respiratórios, sejam evitados.

Isso se deve ao fato de que com a umidade inferior a 60%, há o ressecamento tanto da pele, quanto das mucosas das vias respiratórias, o que deixa o organismo das pessoas mais predisposto à doenças.

Alguns dos possíveis efeitos do tempo seco são: dor de cabeça, nariz ressecado, olhos e gargantas irritados. Por isso, é fundamental que algumas medidas sejam tomadas a fim de amenizar os efeitos do clima seco.

Beber muito líquido

O primeiro passo é ingerir muito líquido, desde água até sucos e água de coco. O ideal recomendado pelos médicos, é beber cerca de 2,5 litros por dia.

Cuide bem da casa

Para algumas pessoas, principalmente para aqueles com asma e doenças alérgicas, os males do clima seco podem ser ainda mais intensos. Por isso, é importante manter a casa limpa e livre da poeira para evitar problemas ainda mais sérios. Para isso, passar panos bem molhados no chão e nos móveis, assim como limpar bem os estofados (isso pode ser feito com um pano umedecido com vinagre e água) pode ajudar.

Utilize colírios lubrificantes e soro fisiológico

Para aliviar os sintomas de ressecamento no corpo, os médicos recomendam o uso de colírios lubrificantes e soro fisiológico. Nesse caso, é importante consultar um médico antes de usar qualquer tipo de produto para evitar problemas posteriores.

Cuide da sua pele

Já para aliviar o mal-estar causado pelo ressecamento da pele, o ideal é evitar banhos e ambientes muito quentes e abusar dos hidratantes corporais. Para o rosto, o ideal é lavá-lo bem com sabonetes apropriados e utilizar hidratantes. E para os lábios, abuse de protetores labiais e manteiga de cacau.

Umidifique o ar

Em tempos de clima seco, é fundamental umidificar o ar. Isso pode ser feito tanto com umidificadores elétricos quanto com baldes e bacias cheios de água ou toalhas umedecidas espalhadas pela casa.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.