Descubra maneiras de evitar e aliviar os males do clima seco

Essa época do ano, a chuva é o que menos se encontra por aí, não é mesmo? A falta de umidade deixa o ar extremamente seco e afeta diretamente a vida das pessoas, que ficam mais vulneráveis à doenças Em tempos de clima seco, as queixas são constantes, já que organismo sente a mudança do […]
clima seco

Essa época do ano, a chuva é o que menos se encontra por aí, não é mesmo? A falta de umidade deixa o ar extremamente seco e afeta diretamente a vida das pessoas, que ficam mais vulneráveis à doenças

Em tempos de clima seco, as queixas são constantes, já que organismo sente a mudança do clima, e muitas pessoas não sabem muito bem o que fazer para aliviar os males do tempo seco. Por isso, confira algumas dicas que vão lhe ajudar e muito neste quesito. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a umidade do ar esteja em torno de 60% para que os problemas de saúde, principalmente os respiratórios, sejam evitados. Isso se deve ao fato de que com a umidade inferior a 60%, há o ressecamento tanto da pele, quanto das mucosas das vias respiratórias, o que deixa o organismo das pessoas mais predisposto à doenças. Alguns dos possíveis efeitos do tempo seco são: dor de cabeça, nariz ressecado, olhos e gargantas irritados. Por isso, é fundamental que algumas medidas sejam tomadas a fim de amenizar os efeitos do clima seco.

Beber muito líquido

O primeiro passo é ingerir muito líquido, desde água até sucos e água de coco. O ideal recomendado pelos médicos, é beber cerca de 2,5 litros por dia.

Cuide bem da casa

Para algumas pessoas, principalmente para aqueles com asma e doenças alérgicas, os males do clima seco podem ser ainda mais intensos. Por isso, é importante manter a casa limpa e livre da poeira para evitar problemas ainda mais sérios. Para isso, passar panos bem molhados no chão e nos móveis, assim como limpar bem os estofados (isso pode ser feito com um pano umedecido com vinagre e água) pode ajudar.

Utilize colírios lubrificantes e soro fisiológico

Para aliviar os sintomas de ressecamento no corpo, os médicos recomendam o uso de colírios lubrificantes e soro fisiológico. Nesse caso, é importante consultar um médico antes de usar qualquer tipo de produto para evitar problemas posteriores.

Cuide da sua pele

Já para aliviar o mal-estar causado pelo ressecamento da pele, o ideal é evitar banhos e ambientes muito quentes e abusar dos hidratantes corporais. Para o rosto, o ideal é lavá-lo bem com sabonetes apropriados e utilizar hidratantes. E para os lábios, abuse de protetores labiais e manteiga de cacau.

Umidifique o ar

Em tempos de clima seco, é fundamental umidificar o ar. Isso pode ser feito tanto com umidificadores elétricos quanto com baldes e bacias cheios de água ou toalhas umedecidas espalhadas pela casa. [widgetkit id=”11″ name=”BANNER PÓS-GRADUAÇÃO FARMÁCIA”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2012-2021. Portal da Farmácia Estética.