A cromoterapia, ou terapia das cores, é totalmente natural e está ganhando adeptos em todo o Brasil.

Em meio a tantos novos procedimentos e avanços alcançados com as práticas integrativas, a cromoterapia continua se destacando pela precisão e ótimos resultados apresentados.

Se trata do uso das cores como meio terapêutico para o tratamento de condições físicas e emocionais. Até pouco tempo atrás era usado apenas luz ambiente e a coloração vinha das roupas. Porém, o avanço dos estudos sobre o tema permitiu uma maior precisão do procedimento.

Agora, são usados bastões de luz em pontos específicos do corpo, baseados na acupuntura, e banho de imersão, por exemplo.

A definição mais exata é a dos pesquisadores do departamento de física da Universidade de Balochistan, no Paquistão, que citam a cromoterapia como um método de tratamento que usa o espectro visível (cores) da radiação eletromagnética para curar doenças.

Além dos bastões com luz, também é possível fazer uso da cromoterapia em banhos de imersão, em que as luzes são colocadas dentro de uma banheira.

Para quem deseja um banho mais relaxante, é usada a cor azul ou verde, já para quem prefere um banho mais energizante, são usadas cores mais quentes, como vermelho, amarelo e laranja.

O significado das cores

Neste procedimento tão sensível, mas de grande potencial, cada cor tem uma propriedade diferente que vai agir em pontos específicos para estimular uma reação curativa.

No tratamento, os pontos da acupuntura são usados como base e atingem canais energéticos espalhadas pelo corpo.

Geralmente, mais de uma cor é utilizada para o tratamento. A escolha vai depender do problema da pessoa, sendo que cada ponto do corpo tem um protocolo diferente.

Confira o significado de cada uma

Verde: É a cor que ajuda no equilíbrio interno e a diminuir o estresse. Possui uma ação refrescante e calmante, promove o bem-estar físico e também combate doenças infecciosas.

Azul: Possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Na cromoterapia é usada para o tratamento de problemas de sono ou relacionados ao estresse.

Vermelho: É a cor que dá energia, vitalidade e adrenalina. O vermelho é usado para melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea.

Amarelo: Estimula o intelecto e o sistema nervoso central. Contribui para elevar a criatividade e melhorar o humor. Na terapia é usada por pessoas quietas e que queiram ter bons relacionamentos.

Laranja: É a cor mais utilizada, devido ao poder energético. Aumenta a autoestima, dá disposição e incentiva o intelecto. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante, muito utilizada para tratamento de depressão.

Práticas Integrativas é o futuro

Presente em diversos países e fazendo a diferença aqui no Brasil, as práticas integrativas têm ganhado espaço e mostrando quão importantes são.

É uma área totalmente nova, com um grande campo de exploração e que necessita de muita mão de obra. Por isso, se especializar em Farmácia Integrativa, por exemplo, tem gerado muitos bons frutos.

Profissionais de farmácia e até mesmo farmacêuticos estetas estão procurando se aprimorar, com a intenção de levar para seus pacientes todos os benefícios dessas novas práticas.

Para você que não conhece ou já ouviu falar e quer se especializar, instituições tradicionais já oferecem Pós-graduação em Farmácia Integrativa.

Este é o momento de investir, aumentar seu conhecimento e percepção de tratamentos e transformar vidas através destes excelentes procedimentos.

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.