Em meio a altos e baixos envolvendo a farmácia estética, principalmente levando em consideração as investidas da classe médica, é comum ainda existir algumas dúvidas entre os farmacêuticos estetas. Por isso, neste artigo, vamos esclarecer como está o mercado para o farmacêutico esteta.

Para você que está chegando agora e acabou de se formar, saiba que a farmácia estética segue promissora, uma extensa área para investimento e realização de sonhos.

Contudo, para que você possa atuar e ser habilitado, é necessário que seja especializado na área, uma pós-graduação em farmácia estética é o que você precisa para dar o pontapé inicial.

Quer saber mais sobre este mundo? Então fique com a gente!

Como está o mercado para o farmacêutico esteta atualmente

Que o Brasil é um dos países no qual as pessoas mais se preocupam com beleza e bem-estar, nós já sabemos.

Essa realidade é tão verdadeira que somos, atualmente, o 3º maior mercado de estética do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Esse status é um dos pontos principais para fazer você se animar. 

Para se ter uma ideia, mesmo em meio a toda a crise financeira que atingiu o Brasil nos anos posteriores, a estética se manteve intacta.

Reforçando ainda mais o argumento, de acordo com a Abhipec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), nosso país é o 4º do mundo quando o assunto é consumir produtos relacionados à estética. 

Esse crescimento gigantesco do mercado se deve aos fatores culturais, como já falamos, o brasileiro realmente quer se ver mais bonito, em forma.

Além disso, outro potencial que contribuiu para o “boom” foi o aumento do poder aquisitivo da classe C. Esse novo consumidor não se importa em gastar para ficar na moda e se sentindo bem consigo mesmo.

Farmacêutico esteta pode atuar tranquilamente na estética

Regulamentada em 2015, com a publicação das das resoluções 573/2013 e 616/2015, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) deu a liberdade necessária para o farmacêutico atuar na estética e o habilitou.

Três anos depois, foi criada a Resolução 669/2018, que ampliava ainda mais a habilitação do profissional. Entretanto, após uma investida da classe médica, as resoluções 669/2018 e 557/2013 foram derrubadas.

Em um esclarecimento feito ao nosso blog, o CRF-SP garantiu a atuação dos farmacêuticos estetas apenas pela resolução 616/2015.

Pois é! Você farmacêutico que quer atuar na estética e estava em dúvidas sobre está questão, fique tranquilo, invista no setor e atue tranquilamente.

“As Resoluções CFF nº 616, de 25 de novembro de 2015 que define os requisitos técnicos para o exercício do farmacêutico no âmbito da saúde estética, ampliando o rol das técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos utilizados pelo farmacêutico em estabelecimentos de saúde estética e a 645, de 27 de julho 2017 que dá nova redação aos artigos 2º e 3° e inclui os anexos VII e VIII da Resolução/CFF nº 616/15 seguem vigentes, portanto, os procedimentos contidos nas Resoluções CFF nº 616/2015 e 645/2017 poderão ser SIM realizados”, mencionou o conselho.

Leia maisCRF-SP esclarece atual situação dos farmacêuticos na saúde estética

Atuando na farmácia estética

Na farmácia estética, o profissional se especializa para garantir excelência nos tratamentos estéticos e promover qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes. 

Essa composição se dá devido ao alinhamento dos conhecimentos da graduação, bem como os conhecimentos adquiridos na sua especialização em farmácia estética. 

O farmacêutico esteta possui mais habilidades e agrega ainda mais valor no tratamento por ter pleno conhecimento da fisiologia humana e as interações dos tratamentos e produtos com o corpo.

Esta é uma grande vantagem competitiva. O farmacêutico esteta consegue alinhar todo o conhecimento sobre os produtos, princípio ativo dos medicamentos e as possíveis interações que podem causar no paciente, com certeza,  o profissional mais preparado para associar tratamentos e compôr protocolos envolvendo cosméticos eficientes e condizentes com as necessidades dos pacientes.

Quais procedimentos um farmacêutico esteta pode realizar?

O leque de tratamentos estéticos que podem ser realizados pelo profissional pós-graduado em farmácia estética é extenso e engloba desde técnicas de relaxamento aliadas à estética, até técnicas para reduzir celulite e modelar o corpo.

Quem pensa em investir no mercado deve entender que ele é promissor, mas exige diversos cuidados e investimentos em relação ao local, à manutenção dos equipamentos, à contratação de profissionais qualificados e também às atualizações para criação de novos protocolos.

Conheça alguns procedimentos estéticos promissores:

  • Peelings químicos e mecânicos;
  • Ultrassom estético;
  • Eletroterapia;
  • Radiofrequência estética;
  • Criolipólise;
  • Luz intensa pulsada;
  • Laserterapia;
  • Carboxiterapia;
  • Microagulhamento estéticos;
  • Toxina botulínica;
  • Preenchimentos dérmicos;
  • Intradermoterapia.

Quais as oportunidades no mercado?

Ao se especializar em farmácia estética, você poderá atuar em clínicas de estética, criar e estudar protocolos revolucionários, além de ser Responsável Técnico (RT),. A área é realmente promissora e ampla.

Falando ainda em Responsável Técnico, este é uma outra vantagem conquistada pelo farmacêutico esteta. Através desta habilitação, você pode ser dona e responsável da sua própria clínica, sem depender de um segundo profissional que assine para você.

Ser RT é cuidar de tudo o que envolve a clínica e são poucos os profissionais da saúde liberados para realizar este tipo de serviço.

Sendo assim, se você pretende investir em farmácia estética para ter sua liberdade profissional, você está no caminho certo!

Qual é o perfil do profissional para atuar na farmácia estética?

Você que deseja seguir nesta área precisa entender que a atualização é essencial. O mundo da estética é mudado diariamente, sempre com novos métodos, novos equipamentos, novos tratamentos, e você precisa estar por dentro de tudo.

Vale ressaltar que o seu público é exigente e se fideliza com aquele que estiver sempre no topo. Por isso, se atualizar é fundamental para que você seja um profissional competitivo e se mantenha no segmento.

Construa sua carreira profissional na farmácia estética

Como citamos anteriormente, o primeiro investimento que você deve fazer é se especializar na área. Nossa dica é a realização de uma pós-graduação, mas não qualquer pós, opte por uma que seja reconhecida pelo MEC e que te dê a base necessária para já atuar em seguida.

Pesquise por uma especialização que te ofereça prática, segurança e confiança ainda durante as aulas. Tais atributos serão de muita valia na hora de encarar o mercado.

A farmácia estética continua impulsionando carreiras e transformando o futuro de milhares profissionais. 

Agora que você já sabe como está o mercado para o farmacêutico esteta, corra que ainda dá tempo de você sair na frente. Invista já na profissão que vai mudar a sua história!

Deixe aqui seu Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor insira seu comentário!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a farmácia estética é legítima, um direito do farmacêutico, do farmacêutico esteta, do graduando em farmácia e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.