A importância da biossegurança em estética para os profissionais da área

Entenda a dimensão da biossegurança em estética e a utilização de luvas descartáveis
Diante de uma realidade em que o crescimento de clínicas do ramo estético está em ascensão e cada vez mais temos profissionais da área atuando, a biossegurança em estética é um assunto primordial e relevante, que precisa de muito cuidado e atenção.
Pensando nisso nós preparamos uma série que abordará sobre este assunto da segurança no trabalho, voltado para os profissionais da área e os porquês da biossegurança esteta ser algo relevante.
Considerando estes argumentos, a ação corriqueira que deve ser realizada por qualquer profissional esteta, mais que a assepsia com água e sabão ou alcoólica, para qualquer tipo de procedimento, é a utilização de luvas de látex no contato com paciente e/ou equipamentos.
É de extrema importância saber que as luvas descartáveis devem:
- ser usadas antes de entrar em contato com sangue, líquidos corporais e outros materiais;
- ser trocadas sempre que entrar em contato com outro paciente;
- ser trocadas, ainda, durante o contato com o paciente se mudar de região corporal ou procedimento;
- evitar o contato desnecessário em superfícies e matérias como telefone, maçanetas, portas, entre outros;
- ser retiradas de forma adequada para não contaminar as mãos.
Fica a dica, também, que a limpeza e desinfecção do ambiente devem ser diárias, alternando os produtos utilizados para que os microrganismos não se proliferam e desenvolvam resistência, proporcionando maior segurança para o profissional e o paciente.
E continue acompanhando, essa nova série semanal, do nosso blog, que trará mais informações e curiosidades sobre a biossegurança em estética.
[widgetkit id=”30″ name=”BANNER CURSO DE MODULAÇÃO HORMONAL”]
Sou instrutora de cursos profissionalizantes na área de manicure e cobro muito a biossegurança das minhas alunas. Adoro ler as matérias de vcs.