7 passos para fidelizar clientes em uma clínica de estética

Ter clientes na recepção de sua clínica procurando informações sobre os seus serviços é muito bom. E se ele fechar um tratamento, é ainda melhor. Mas como fazer pra que ele retorne quando o tratamento acabar? Como tornar ele assíduo e fiel ao seu serviço, mesmo com a concorrência de mercado? Acredite, até grandes empresas […]

Ter clientes na recepção de sua clínica procurando informações sobre os seus serviços é muito bom. E se ele fechar um tratamento, é ainda melhor. Mas como fazer pra que ele retorne quando o tratamento acabar? Como tornar ele assíduo e fiel ao seu serviço, mesmo com a concorrência de mercado?

Acredite, até grandes empresas e profissionais renomados se fazem essa mesma pergunta. Felizmente, surgiram boas respostas para elas. São na verdade um conjunto de atitudes que promovem a finalização dos clientes para a sua clínica.

Acompanhe esses passos simples para você conquistar seu cliente.

7 Passos para fidelizar clientes seus clientes

1° Conheça seu cliente

É o primeiro passo para que você possa identificar suas necessidades e oferecer serviços que atendam essa demanda. Sabendo quem ele é você pode estreitar o relacionamento com ele e oferecer tratamentos diferenciados, personalizados e especiais.

Para conseguir dados mais completos, crie formulários mais detalhados. Só não seja invasivo. E para incentivar o preenchimento deles, ofereça brindes ou promova sorteios.

2° Transforme sua clínica em um espaço de bem-estar

Num mercado competitivo, é necessário que seu cliente encontre em sua clínica mais do que produtos e serviços. Ofereça um ambiente de bem-estar, onde ele se sinta acolhido e relaxado. O objetivo é transformar a estada dele numa experiência gratificante que vá além do serviço prestado.

3° Ouça seu cliente

O feedback é muito importante para gerenciar melhor seus resultados, identificar pontos fracos e aprimorar os seus serviços. Abrir um canal de comunicação onde seu cliente possa ser ouvido, o valoriza e estreita o vínculo entre ele e a clínica .

Oriente seus colaboradores a perguntar se os clientes foram bem atendidos. Abra canais também na web onde seus clientes possam deixar comentários e avaliações sobre sua clínica. Seja atencioso para responder as críticas e amável para agradecer os elogios.

Envie mensagens de agradecimento e faça seu cliente se sentir notado e reconhecido. A manutenção de um contato gentil após um tratamento contribui para seu retorno.

4° Informe suas novidades

Essa é uma boa maneira de manter o vínculo. Use o Facebook, Instagram, Twitter e e-mail para deixar seu cliente ciente das novidades em serviços, promoções e tratamentos.

Crie também pequenos textos informativos sobre assuntos relacionados com beleza e saúde. E mostre como seus serviços são úteis para ele.

5° Crie um cartão de fidelidade

Várias empresas fazem isso. E o motivo é que estudos comprovam que adoção de um cartão de fidelidade incentiva a lealdade dos clientes. Mas não precisa ser um grande empresário para incluir um o cartão na sua estratégia de marketing. É possível criar um pequeno cartão com o qual o cliente possa conseguir descontos ou premiações conforme quantidade de serviços.

6° Programas de acúmulo de pontos

Essa é uma estratégia que tem efeitos muitos positivos. A implementação de um programa de bonificação é simples e fácil de ser adotada. Consiste em estabelecer um números x de pontos para todo tratamento que o cliente fizer. E a partir de x quantidade de pontos, o cliente ganha alguma premiação. Pode ser um desconto, um valor a ser abatido no próximo tratamento ou um brinde especial.

7° Planeje suas ações promocionais

Antes de escolher uma promoção e estabelecer descontos e premiações, é importante calcular os descontos que você pode oferecer sem comprometer a sua receita. Defina um prazo de vigência que some o entusiasmo dos clientes à sua capacidade de sustentação da promoção.

Jamais faça uma promoção que te coloque num limite perigoso em suas contas. E ao contrário, uma promoção insípida não vai atrair os clientes. Encontre o equilíbrio de suas ações.

Com a adoção dessas ideias, sua clínica ganhará em qualidade e proximidade com a clientela. E sua implementação se reverterá em clientes mais fiéis.

Você já adotou algum programa de fidelização? Fale um pouco através dos comentários!

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